Um adenoma viloso com displasia de alto grau que foi encontrada uma lesão de 2,5 cm é muito grave?

2 respostas
Um adenoma viloso com displasia de alto grau que foi encontrada uma lesão de 2,5 cm é muito grave? Tem que operar de emergência ou podemos tratar com tempo?
A displasia de alto grau tem de ser operada porque é indistinguível muitas vezes de câncer de cólon e o risco é muito alto de seguir. Ou seja, pode ser que seja só uma displasia de alto grau agora no exame inicial, mas só vai saber se é câncer ou não quando retirado e enviado ao exame anátomo-patológico. Não é uma emergência ou urgência, mas quando eu vejo que o paciente ficará mais tranquilo interno. Daí ele já faz os exames e a colonoscopia com mucosectomia em centro de excelência sem precisar de cirurgia. Entretanto, se no resultado do patologista vier câncer daí tem de ir à cirurgia de colectomia laparoscópica mesmo após a colonoscopia. Isso porque a cirurgia é melhor se a chance de comprometimento de linfonodos for maior no câncer avançado. Claro que deve ser feita a avaliação cardiológica e de outros especialistas caso o paciente tenha outras doenças que precisam ser regularizadas antes da cirurgia. Sugiro procurar proctologista ou cirurgião do aparelho digestivo experiente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Adenoma viloso com displasia de alto grau em uma lesão relativamente grande (2,5cm) deve ser ressecado, já que existe o risco de evolução para adenocarcinoma (tumor maligno), que até mesmo já pode estar presente em outras regiões da mesma lesão.

A ressecção pode ser feita em alguns casos pela colonoscopia, em centro de referência, por pessoa bem treinada e com experiência nestes procedimentos. Quando isto não é possível, pode ser necessária ressecção por cirurgia.

Porém, esta não é considerada uma cirurgia de emergência. Ela pode ser planejada com calma, sem contudo atrasar em muito tempo o tratamento pelo risco da lesão aumentar ao longo dos meses.

Especialistas

Frederico Cantarino

Frederico Cantarino

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Juiz de Fora

Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Endoscopista, Cirurgião geral

Recife

Giuliano Alkmin Bossolani

Giuliano Alkmin Bossolani

Endoscopista, Cirurgião geral

Taubaté

Fagner Cabral

Fagner Cabral

Endoscopista, Cirurgião geral

Belém do Pará

Julyanne Rios

Julyanne Rios

Endoscopista, Especialista em clínica médica

Recife

Luciana Cidrão Frota

Luciana Cidrão Frota

Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 156 perguntas sobre Adenoma Viloso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.