Ultrassom de fontanela bebê 8 meses Assimetria Ventricular, com balonização do corno anterior do ven

1 respostas
Ultrassom de fontanela bebê 8 meses Assimetria Ventricular, com balonização do corno anterior do ventrículo lateral esquerdo. Com diâmetro antero posterior medindo aproximadamente 1,6mm à direita e 5,7mm a esquerda. Devo me preocupar?
Olá,

Imagino que, ao receber um laudo com essas informações, o coração de uma mãe possa ficar apreensivo. Vou tentar esclarecer cada termo do ultrassom de fontanela do seu bebê para ajudá-la a compreender a situação.

Primeiro, o ultrassom de fontanela é uma ferramenta diagnóstica utilizada para visualizar o cérebro dos bebês através da fontanela, aquela "moleirinha" que ainda não se fechou por completo. É uma forma não invasiva de avaliar algumas estruturas cerebrais.

O termo "Assimetria Ventricular" indica uma diferença de tamanho entre os dois ventrículos cerebrais. Os ventrículos são cavidades dentro do cérebro que contêm líquido cefalorraquidiano. "Balonização do corno anterior do ventrículo lateral esquerdo" sugere uma dilatação ou alargamento dessa parte específica do ventrículo esquerdo. E as medidas "1,6mm à direita e 5,7mm à esquerda" são uma quantificação dessa assimetria.

Agora, vamos ao que realmente interessa: o que tudo isso significa para seu filho e se você deve se preocupar.

Estas alterações, por si só, não determinam um diagnóstico específico. No entanto, qualquer assimetria ou alteração observada em exames de imagem do cérebro de um bebê merece atenção e um acompanhamento mais detalhado. Isso não significa que haja algo gravemente errado, mas é importante investigar a causa e entender se há alguma implicação clínica.

O que lhe recomendo agora é manter a calma e procurar um especialista para interpretar o exame no contexto da saúde geral do seu bebê. O laudo do ultrassom é uma peça do quebra-cabeça, e o quadro completo será formado com a avaliação clínica.

Uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado nesta plataforma pode ser um excelente ponto de partida. Ele ou ela pode orientar sobre os próximos passos, sejam eles exames adicionais, acompanhamento regular ou mesmo uma simples observação.

Sei que o instinto materno é proteger e buscar o melhor para o filho, e você está fazendo exatamente isso ao buscar entender melhor a situação. Estamos aqui para ajudar e orientar nesse caminho. Fique tranquila e busque a assistência necessária. Seu filho está em boas mãos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!