Ultimamente venho sentindo um odor muito forte no corpo todo quando suo. Um odor semelhante a cebola

2 respostas
Ultimamente venho sentindo um odor muito forte no corpo todo quando suo. Um odor semelhante a cebola, porém, mais forte.
O que pode ser?
Dra. Rosamaria Rodrigues Gomes
Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
Maceió
Olá, tudo bem? É um prazer responder à sua dúvida. Alguns alimentos que ingerimos quando são processados pelo nosso organismo, quando são metabolizados, podem deixar um odor forte mesmo no suor e em outros líquidos corporais, como a urina. Cebola, alho, peixes e crustáceos são os campeões. Nem todo mundo vai ter essa resposta do organismo e, muito raramente, esse cheiro forte pode ser considerado doença. É recomendado que você converse com seu médico sobre isso para que ele possa extrair mais informações e construir um raciocínio clínico sobre o seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Anderson Contaifer
Especialista em clínica médica
Vila Velha
O odor forte no suor, especialmente com cheiro semelhante a cebola, pode estar relacionado a diferentes fatores, incluindo alimentação, metabolismo, alterações hormonais e condições médicas.

Possíveis causas:
Alimentação rica em enxofre – Consumo excessivo de alho, cebola, brócolis, repolho, aspargos e carnes processadas pode alterar o odor do suor.
Bromidrose – Condição na qual as bactérias da pele metabolizam o suor, resultando em um odor mais intenso.
Alterações hormonais – Mudanças nos hormônios, como no hipertireoidismo, diabetes ou desequilíbrios androgênicos, podem intensificar o cheiro corporal.
Hiperidrose – Suor excessivo pode aumentar a proliferação bacteriana, causando odores mais fortes.
Deficiência de magnésio ou zinco – Pode afetar o metabolismo e influenciar o cheiro do suor.
Doenças metabólicas raras – Algumas condições, como trimetilaminúria (síndrome do odor de peixe), podem alterar o cheiro corporal.

O que fazer?
Avalie sua alimentação e tente reduzir alimentos ricos em enxofre por alguns dias para ver se há melhora.
Higiene e troca de roupas – Uso de sabonetes antibacterianos e tecidos respiráveis pode ajudar.
Atenção a outros sintomas – Se houver cansaço excessivo, perda de peso ou sudorese noturna, pode ser necessário investigar questões hormonais.
Exames laboratoriais – Se o odor persistir, exames de sangue podem ajudar a identificar possíveis desequilíbrios metabólicos ou hormonais.

Se o problema continuar ou estiver impactando sua qualidade de vida, agende uma consulta comigo pelo Doctoralia para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso.

Dr. Anderson Contaifer
CRM 11450 | RQE 18790 (Clínica Médica)

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.