Ultimamente quando começo a falar em público fico em um estado acelerado, parece que estou falando n

3 respostas
Ultimamente quando começo a falar em público fico em um estado acelerado, parece que estou falando na velocidade 2x, começo a tremer e gaguejar. Acontece geralmente em reuniões, tento me controlar, mas para mim parece que está tudo normal. Seria caso de buscar ajuda de um fonoaudiólogo?
Boa noite, é importante marcar sim uma consulta. Atenciosamente, Simone Estrella

Olá , sugiro que procure sim uma fonoaudióloga.
Olá! O que você descreve parece estar relacionado a uma resposta de ansiedade em situações de fala pública, o que é muito comum. A aceleração da fala, o tremor e a gagueira em momentos de tensão ou pressão são sinais de que seu corpo e mente estão reagindo ao estresse da situação. Embora pareça normal para você, esses sintomas podem estar impactando sua comunicação e deixando você desconfortável.

Buscar a ajuda de um fonoaudiólogo pode ser muito útil nesse caso. Nós trabalhamos com técnicas de controle da respiração, ritmo da fala e estratégias para lidar com situações de ansiedade na comunicação. Além disso, podemos ajudar a melhorar sua confiança em situações de fala em público, tornando esses momentos mais confortáveis e naturais para você.

Se esses episódios estão sendo recorrentes e trazendo algum incômodo, vale a pena buscar uma avaliação para identificar as causas e traçar um plano de intervenção. Em alguns casos, pode ser interessante também associar o trabalho fonoaudiológico com o acompanhamento psicológico para tratar a ansiedade, caso ela esteja impactando outras áreas da sua vida.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!