Tumor de próstata (Gleason 6, 3+3), sem metástase, após prostatectomia radical, é imprescindível

4 respostas
Tumor de próstata (Gleason 6, 3+3), sem metástase, após prostatectomia radical, é imprescindível o tratamento com acetato de gossorrelina, ou o paciente pode optar por exames periódicos e, se alterados, aí sim se submeter a um tratamento?
Olá,
Em geral, o tratamento com com acetado de Goserrelina é utilizado quando há a confirmação que o câncer de próstata disseminou para os glânglios linfáticos ou mesmo para outros órgãos distantes da próstata (como os óssos por exemplo).
Uma outra possibilidade para uso da medicação, é seu uso combinado com a radioterapia.
Contudo, no caso descrito na pergunta, por se tratar de um tumor de baixa agressividade e provavelmente com um PSA< 10 ng/dl, não há necesidade da aplicação da medicação juntamente com a radioterapia.
É importante deixar claro que existem outros fatores, como a idade, outros problemas de saúde e opção do paciente, que podem influenciar na escolha da melhor combinação de tratamentos.
Consulte um urologista para informações mais detalhadas.
Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esse tipo de câncer é classificado como um tumor de próstata de baixo risco. A depender dos exames de estadiamento, os melhores tratamentos para esse estagio da doença incluem: prostatectomia radical ou radioterapia.
Seria importante saber há quanto tempo foi realizado o procedimento, a evolução do PSA no pós operatório e o resultado anatomopatológico da cirurgia. Com essas informações seria possível avaliar se após o procedimento houve controle da doença ou não.
No seu caso por se tratar de um estadiamento de baixo risco, geralmente a cirurgia controla a doença, sem necessidade de uso de tratamento hormonal. Agende uma consulta com seu urologista para uma melhor avaliação.
Provavelmente seu Urologista ou Oncologista tem motivos para acreditar que existem sinais de doença localmente avançada ou recidiva bioquímica. De toda forma, é interessante discutir o caso novamente com seu Urologista, pois a abordagem do câncer de próstata é bastante complexa e cheia de detalhes que devem ser levados em consideração.
Para continuar qualquer discussão ou orientação torna-se imprescindível saber data da cirurgia , anatomia patológica da próstata retirada , PSA antes da cirurgia , PSA após cirurgia e evolução .
No geral o tumor Gleason 3+3 é de baixo risco.
Junte todas essas informações p uma orientação mais adequada
Às disposição ,
Flávio

Especialistas

Gustavo Gianotto Oliveira

Gustavo Gianotto Oliveira

Urologista

Jales

Bruno Molina

Bruno Molina

Urologista

Nova Mutum

Letícia Quinane

Letícia Quinane

Oncologista

Rio de Janeiro

André Corrêa

André Corrêa

Urologista

Belo Horizonte

Eduardo Bischoff

Eduardo Bischoff

Oncologista

Porto Alegre

Agendar uma visita
Andre Bertelli

Andre Bertelli

Urologista

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 513 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.