Tudo bem? É verdade que o lanche da tarde é ''mais'' importante para não termos fome a noite/madruga

5 respostas
Tudo bem? É verdade que o lanche da tarde é ''mais'' importante para não termos fome a noite/madrugada? Então dessa forma, qual grupo de alimentos temos que priorizar a tarde para ajudar na saciedade.
Olá! A fome a noite/de madrugada geralmente está associada a falta de ingestão de alimentos no decorrer do dia - desde o café da manhã até o jantar. Ao ajustar a sua alimentação e distribuindo-a bem ao longo do dia essa fome da madrugada tende a diminuir mas é preciso fazer uma avaliação da sua alimentação com um todo para detectar onde podemos melhorar além do lanche da tarde. Conte comigo para te auxiliar!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta nutrição - R$ 280
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Além das questões importantíssimas citadas pela colega acima, eu também prestaria atenção na ingestão de fontes de proteína, sobretudo no café da manhã e almoço. Quando consumimos mais proteínas no café da manhã e primeiras refeições, temos a tendência de sentir menos fome ao longo do dia inteiro, repercutindo até a noite. Além disso, a combinação dos alimentos nas refeições ao longo do dia impacta, e muito, no controle de apetite e saciedade. É uma análise muito complexa que requer acompanhamento nutricional para que se corrija todos os detalhes envolvidos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, O mais importante para você não sentir fome em nenhum momento do dia/noite é ter um consumo de calorias adequados, além de ingerir alimentos que proporcionem mais saciedade como alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras. Fracionar as refeições também ajuda, pelo menos 4 a 5 refeições por dia.
Café da manha: pão francês integral + ovo + café com leite
lanche da manhã: 1 banana + aveia + canela
almoço: arroz + feijão + file de frango + cenoura + alface + tomate + azeite de oliva+ 1 fruta
lanche da tarde: vitamina de abacate+ 1 porção de nozes
jantar: arroz + feijão+ omelete +abobrinha+ agrião + tomate+ cebola
ceia: morango + leite em pó

neste exemplo de cardápio, em todas as refeições possuem pelo menos alguma fonte de fibra, e ou proteína e ou gordura, proporcionando mais saciedade , minimizando a compulsão.
Fico disponível para sanar mais dúvidas e dar orientações.
Sim, o lanche da tarde pode ser um grande aliado para manter a fome sob controle à noite e até durante a madrugada. Quando estruturamos bem essa refeição, conseguimos manter o metabolismo ativo e evitar os picos de fome que muitas vezes nos levam a comer alimentos menos saudáveis.

Para garantir que o lanche da tarde proporcione saciedade e energia, é importante priorizar grupos de alimentos que ofereçam uma combinação de proteínas, fibras e gorduras saudáveis.

Por exemplo, um lanche balanceado poderia ser, por exemplo, uma porção de iogurte natural com frutas vermelhas e uma colher de chia, ou uma fatia de pão integral com abacate e um ovo cozido.

Mas saiba que cada pessoa é única, e com você não é diferente. O ideal é adaptar essas sugestões às suas necessidades específicas. Entender como esta sua alimentação diária, priorizar alimentos sacietórios e trabalharmos juntos para encontrar a combinação que melhor se adequa ao seu estilo de vida e às suas metas é fundamental.

Espero que essa orientação ajude você a fazer escolhas mais conscientes e a manter uma alimentação equilibrada. Estou aqui para te apoiar nessa jornada de saúde e bem-estar e ter dar as mãos para uma vida mais saudável, te convido para conhecer meu trabalho e se encantar já no primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação nutricional
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá tudo bem?
Quando abordamos sobre a fome noturna/da madrugada, temos que avaliar alguns contextos importantes, que nos podem levar a resolver a raiz do problema, isto é: O QUE TE LEVA A COMER DURANTE A MADRUGADA?
Como nutricionista, durante a anamnese na consulta irei avaliar se o meu paciente que tem essa fome da madrugada está comendo de acordo com as necessidades fisiológicas dele(a) X sua rotina; se a alimentação diária não está balanceada nos macronutrientes (carboidrato, proteína, lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais); se está tendo uma alimentação principalmente pobre em fibras e proteínas; assim como se passa muitas horas sem comer, podendo chegar a pular refeições e, ainda, como funciona a relação da comida com as emoções (uma frustração da vida que leve a ter mais apetite a qualquer hora, querendo descontar na comida).
Como pode ver, somos únicos e nossa análise clínica por conta do profissional nutricionista demanda um olhar cuidadoso para trabalhar no que te leva a essa fome da madrugada.
Te sugiro procurar um (a) nutri para um acompanhamento nutricional, me coloco a disposição.
Abraços

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.