Tudo bem? É verdade que o lanche da tarde é ''mais'' importante para não termos fome a noite/madruga

5 respostas
Tudo bem? É verdade que o lanche da tarde é ''mais'' importante para não termos fome a noite/madrugada? Então dessa forma, qual grupo de alimentos temos que priorizar a tarde para ajudar na saciedade.
Olá! A fome a noite/de madrugada geralmente está associada a falta de ingestão de alimentos no decorrer do dia - desde o café da manhã até o jantar. Ao ajustar a sua alimentação e distribuindo-a bem ao longo do dia essa fome da madrugada tende a diminuir mas é preciso fazer uma avaliação da sua alimentação com um todo para detectar onde podemos melhorar além do lanche da tarde. Conte comigo para te auxiliar!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta nutrição - R$ 280

Olá!
Além das questões importantíssimas citadas pela colega acima, eu também prestaria atenção na ingestão de fontes de proteína, sobretudo no café da manhã e almoço. Quando consumimos mais proteínas no café da manhã e primeiras refeições, temos a tendência de sentir menos fome ao longo do dia inteiro, repercutindo até a noite. Além disso, a combinação dos alimentos nas refeições ao longo do dia impacta, e muito, no controle de apetite e saciedade. É uma análise muito complexa que requer acompanhamento nutricional para que se corrija todos os detalhes envolvidos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 180
Olá, O mais importante para você não sentir fome em nenhum momento do dia/noite é ter um consumo de calorias adequados, além de ingerir alimentos que proporcionem mais saciedade como alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras. Fracionar as refeições também ajuda, pelo menos 4 a 5 refeições por dia.
Café da manha: pão francês integral + ovo + café com leite
lanche da manhã: 1 banana + aveia + canela
almoço: arroz + feijão + file de frango + cenoura + alface + tomate + azeite de oliva+ 1 fruta
lanche da tarde: vitamina de abacate+ 1 porção de nozes
jantar: arroz + feijão+ omelete +abobrinha+ agrião + tomate+ cebola
ceia: morango + leite em pó

neste exemplo de cardápio, em todas as refeições possuem pelo menos alguma fonte de fibra, e ou proteína e ou gordura, proporcionando mais saciedade , minimizando a compulsão.
Fico disponível para sanar mais dúvidas e dar orientações.
Sim, o lanche da tarde pode ser um grande aliado para manter a fome sob controle à noite e até durante a madrugada. Quando estruturamos bem essa refeição, conseguimos manter o metabolismo ativo e evitar os picos de fome que muitas vezes nos levam a comer alimentos menos saudáveis.

Para garantir que o lanche da tarde proporcione saciedade e energia, é importante priorizar grupos de alimentos que ofereçam uma combinação de proteínas, fibras e gorduras saudáveis.

Por exemplo, um lanche balanceado poderia ser, por exemplo, uma porção de iogurte natural com frutas vermelhas e uma colher de chia, ou uma fatia de pão integral com abacate e um ovo cozido.

Mas saiba que cada pessoa é única, e com você não é diferente. O ideal é adaptar essas sugestões às suas necessidades específicas. Entender como esta sua alimentação diária, priorizar alimentos sacietórios e trabalharmos juntos para encontrar a combinação que melhor se adequa ao seu estilo de vida e às suas metas é fundamental.

Espero que essa orientação ajude você a fazer escolhas mais conscientes e a manter uma alimentação equilibrada. Estou aqui para te apoiar nessa jornada de saúde e bem-estar e ter dar as mãos para uma vida mais saudável, te convido para conhecer meu trabalho e se encantar já no primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação nutricional
Olá tudo bem?
Quando abordamos sobre a fome noturna/da madrugada, temos que avaliar alguns contextos importantes, que nos podem levar a resolver a raiz do problema, isto é: O QUE TE LEVA A COMER DURANTE A MADRUGADA?
Como nutricionista, durante a anamnese na consulta irei avaliar se o meu paciente que tem essa fome da madrugada está comendo de acordo com as necessidades fisiológicas dele(a) X sua rotina; se a alimentação diária não está balanceada nos macronutrientes (carboidrato, proteína, lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais); se está tendo uma alimentação principalmente pobre em fibras e proteínas; assim como se passa muitas horas sem comer, podendo chegar a pular refeições e, ainda, como funciona a relação da comida com as emoções (uma frustração da vida que leve a ter mais apetite a qualquer hora, querendo descontar na comida).
Como pode ver, somos únicos e nossa análise clínica por conta do profissional nutricionista demanda um olhar cuidadoso para trabalhar no que te leva a essa fome da madrugada.
Te sugiro procurar um (a) nutri para um acompanhamento nutricional, me coloco a disposição.
Abraços

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!