Troca do remédio de referência para o genérico pode causar efeitos colaterais? No caso, estava toman

4 respostas
Troca do remédio de referência para o genérico pode causar efeitos colaterais? No caso, estava tomando Venlift OD e troquei para o genérico do Geolab.
# DIFERENCIE MEDICAMENTOS DE LIBERAÇÃO PROLONGADA, OD, RETARD, PROLONGADA, DOS MEDICAMENTOS COMUNS. NÃO HÁ SUPERIORIDADE ABSOLUTA, MAS HÁ MUDANÇAS NOS EFEITOS NO CORPO E NA QUALIDADE DO TRATAMENTO, SER BOM OU RUIM DEPENDE DA AVALIAÇÃO MÉDICA COM O PACIENTE E OS IMPACTOS.
# VENLIFT OD -> TRADUÇÃO VENLIFT ONCE DAILY -> SIGNIFICA SOMENTE 1 DOSE LIBERADA LENTAMENTE AO LONGO DE UM DIA.
LOGO É UM MEDICAMENTO DE LIBERAÇÃO LENTA E PROLONGADA COM PROPOSTA DE MANTER NIVEIS TERAPEUTICOS CONSTANTES E REDUZIR NECESSIDADE DE AUMENTO DE DOSES, REDUZIR EFEITO ADVERSOS.
OUTRAS FORMULAÇÕES DE VENLAFAXINA PODEM TER LIBERAÇÃO MAIS RÁPIDA GERANDO EFEITOS MAIS RÁPIDOS E PODE TER MAIS REAÇÃO ADVERSA. NÃO HÁ NECESSARIAMENTE MELHOR OU PIOR, DEPENDE DO OBJETIVO DO MÉDICO E DO PACIENTE.

Olá! Sim, especialmente em remédios de saúde mental, a troca da marca pode fazer diferença nos efeitos esperados e também de efeitos colaterais. Tente sempre manter a mesma marca, sempre! Mesmo que opte por genérico, tente comprar sempre da mesma marca do genérico.
Sempre, na troca, pode haver uns dias de "descompensação" que pode levar semanas.
Olá. Há uma margem de variação permitida nos estudos de bioequivalência (geralmente de 80% a 125% da biodisponibilidade do medicamento de referência). Essa variação é considerada clinicamente irrelevante, mas pode explicar diferenças individuais na resposta ao medicamento genérico em relação ao similar e ao referência, além da diferença em relação a questão da liberação prolongada.
Sim, pode acontecer. A Venlafaxina OD apresenta liberação prolongada em relação ao genérico da Geolab, fazendo com que alguns efeitos colaterais apareçam (na medicação de liberação mais rápida). Sempre utilize a mesma medicação e marca, exceto se for realizado a troca da medicação pelo seu médico. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 250

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!