Trato transtorno bipolar. Faço uso de lítio e quetiapina, mas tenho depressão/ansiedade recorrentes.
4
respostas
Trato transtorno bipolar. Faço uso de lítio e quetiapina, mas tenho depressão/ansiedade recorrentes. Já associe lamotrigina mas não melhorou, agora meu médico acrescentou escitalopram 5mg/dia. É perigosa essa associação de antidepressivo no transtorno bipolar? Tenho risco de ocorrer a "virada"?
Pacientes com transtorno bipolar podem usar antidepressivo, desde que já estejam em uso de estabilizadores de humor. Portanto, você deve continuar o uso do Litio junto com o Escitalopram. Abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O ajuste dessas medicações é muito fina, por isso a importância de manter as orientações médicas de forma precisa e informar qualquer alteração.
Recomendo que inicie um trabalho Psicoterapeutico para autoconhecimento, e assim buscar uma maior equilibrio psico emcional para sua vida pessoal e profissional.
Abraços.
Recomendo que inicie um trabalho Psicoterapeutico para autoconhecimento, e assim buscar uma maior equilibrio psico emcional para sua vida pessoal e profissional.
Abraços.
Existe a possibilidade de "virada" sim, contudo como você estia fazendo uso de estabilizador de humor as chances de ocorre a mudança para o polo de mania cai em aproximadamente 50%. Portanto, ao menor sinal de mudança de estado de humor deve-se procurar o profissional que lhe presta a assistência e reavaliar o uso da medicação. abraços .
Olá! A associação de um antidepressivo como o escitalopram (um ISRS) ao lítio com ou sem quetiapina (melhor ainda se a quetiapina estiver inserida) NÃO é uma associação perigosa. É uma associação que está prevista nos mais respeitados guidelines para depressão bipolar, inclusive como primeira linha de tratamento. Seu psiquiatra parece ser um profissional responsável e cauteloso. Entrou com dose baixa do escitalopram. Então, confie no seu terapeuta. Reporte a ele qualquer alteração observada, que tudo dará certo. Atenciosamente.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Desejaria saber se pacientes com transtorno do tipo bipolaridade devem fazer Avaliação Neuropsicológica?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- . Como posso ajudar alguém com Transtorno Bipolar?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.