Trato transtorno bipolar. Faço uso de lítio e quetiapina, mas tenho depressão/ansiedade recorrentes.

4 respostas
Trato transtorno bipolar. Faço uso de lítio e quetiapina, mas tenho depressão/ansiedade recorrentes. Já associe lamotrigina mas não melhorou, agora meu médico acrescentou escitalopram 5mg/dia. É perigosa essa associação de antidepressivo no transtorno bipolar? Tenho risco de ocorrer a "virada"?
Pacientes com transtorno bipolar podem usar antidepressivo, desde que já estejam em uso de estabilizadores de humor. Portanto, você deve continuar o uso do Litio junto com o Escitalopram. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ajuste dessas medicações é muito fina, por isso a importância de manter as orientações médicas de forma precisa e informar qualquer alteração.
Recomendo que inicie um trabalho Psicoterapeutico para autoconhecimento, e assim buscar uma maior equilibrio psico emcional para sua vida pessoal e profissional.
Abraços.
Existe a possibilidade de "virada" sim, contudo como você estia fazendo uso de estabilizador de humor as chances de ocorre a mudança para o polo de mania cai em aproximadamente 50%. Portanto, ao menor sinal de mudança de estado de humor deve-se procurar o profissional que lhe presta a assistência e reavaliar o uso da medicação. abraços .
Olá! A associação de um antidepressivo como o escitalopram (um ISRS) ao lítio com ou sem quetiapina (melhor ainda se a quetiapina estiver inserida) NÃO é uma associação perigosa. É uma associação que está prevista nos mais respeitados guidelines para depressão bipolar, inclusive como primeira linha de tratamento. Seu psiquiatra parece ser um profissional responsável e cauteloso. Entrou com dose baixa do escitalopram. Então, confie no seu terapeuta. Reporte a ele qualquer alteração observada, que tudo dará certo. Atenciosamente.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.