Trato refluxo há 2 anos com medicação e dieta apropriada, mas ainda sinto dor de garganta constante

3 respostas
Trato refluxo há 2 anos com medicação e dieta apropriada, mas ainda sinto dor de garganta constante devido a esse problema. Meu exame de manometria esofágica deu tudo normal, mas o de impedanciometria relatou 170 ocorrências de refluxo: 70 ácidos/100 não ácidos. A cirurgia seria recomendada?
Pela sua mudança de estilo de vida e por esses exames provavelmente você se beneficiaria com a cirurgia mas temos que ver sua resposta à medicação bem como outros parâmetros dos exames para definirmos a cirurgia como a melhor opção. Procure um cirurgião digestivo para esclarecer suas dúvidas !

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) pode cursar com manifestações extra-esofágicas como dor na garganta constante. Antes de recomendar o tratamento cirúrgico devemos percorrer algumas etapas. Em primeiro lugar seria interessante descartar outras causas de dor na garganta procurando um médico otorrinolaringologista. Uma vez descartado outras causas, precisamos confirmar a chegada do refluxo à região da faringe e para isso seria necessário maiores informações dos exames realizados por você. Apenas um exemplo, no seu caso, uma pHmetria esofágica de 24horas (exame até mais simples que a impedânciometria) com 2 canais poderia ser útil para confirmar o refluxo ácido faríngo-laríngeo (RFL). Supomos que tivéssemos essa confirmação, o proximo passo seria otimizar o tratamento clínico, já que no RFL, precisamos de uma dose do Inibidor de bomba de prótons à noite, além é claro da dose pela manhã e da associação com procinéticos. Caso não houvesse melhora, o tratamento cirúrgico seria opção
O tratamento incia da Doença do Refluxo Gastroesofágico ( DRGE ) é, na maioria das vezes, clínico. Estima-se que cerca de 80% dos pacientes com a doença sejam tratados dessa forma. Os fatores que indicam provável tratamento cirúrgico da DRGE resumem-se basicamente em Intratabilidade clínica e doença complicada. Em se tratando de dor de garganta constante, procuraria um Otorrinolaringologista para avaliar se têm sinais de DRGE ( extra - esofágicos ) como por exemplo dor de garganta, globus, pigarro, roquidão e tosse seca recrrentes. Após o diagnóstico de DRGE extra esofágico iniciaria com medicação correta ( inibidor de bomba de prótons dose dobrada e 02 tomas dia, alêm de pró-cinéticos ),por um período mínimo de 06 meses para depois reavaliar para cirurgia.

Especialistas

Fabiane Gregório Batistela

Fabiane Gregório Batistela

Cirurgião geral

São Paulo

Willian Aguiar

Willian Aguiar

Gastroenterologista

Santarém

Rafael Cypriani

Rafael Cypriani

Cirurgião do aparelho digestivo

Piracicaba

Jacob Facuri Neto

Jacob Facuri Neto

Especialista em clínica médica

Goiânia

Joice Mara Santos Moura

Joice Mara Santos Moura

Cirurgião geral

Sete Lagoas

Ana Carolina Sawaris Neto

Ana Carolina Sawaris Neto

Especialista em clínica médica

Campo Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1040 perguntas sobre Refluxo gastroesofágico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.