Tratamento de canal podem gerar infecções como no caso da modelo famosa?

4 respostas
Tratamento de canal podem gerar infecções como no caso da modelo famosa?
Olá.
Não é o tratamento de canal que pode gerar infecções, mas pelo contrário, o tratamento de canal serve para resolver uma infecção que o dente ja apresenta. Se um canal estiver infeccionado e não for tratado podem ocorrer sérias infecções em outros lugares do corpo, inclusive como no caso da modelo. Existem casos também onde um dente já tratado canal apresenta infecção novamente, ou uma infecção que não se resolveu com o primeiro tratamento, geralmente devido ao tratamento não ter sido realizado adequadamente. Por isso é importante sempre fazer tratamento de canal com especialista (endodontista), que saberá realizar da melhor forma possível para prevenir problemas futuros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento endodôntico só é executado quando uma infecção já está instalada. O que pode ocorrer é que as vezes não é bem sucessedido devido à anatomia complexa dos canais que favorecem a sobrevivência das bactérias invasoras e em ultimo caso inabilidade profissional. O próprio corpo forma cistos no osso como um método de defesa contra as bactérias invasoras. Para que uma infecção dento alveolar possa oferecer risco à vida é necessário que passe por essa barreira e migre sistêmicamente. O tratamento endodôntico visa evitar isso pois debela essas bactérias com ação mecânica e medicamentisa. para ilustrar: É como tirar sujeira prejudicial de uma casa usando vassoura e sabão e desinfetante. Limpeza nunca é prejudicial.
Não. O tratamento endodontico nao causa problemas ao paciente. As possíveis causas são:
1) presença de abcesso e de cistos na ponta da raiz, que se não retirados com microcirurgias podem. causar danos maiores ao organismo.
2)Tratar um canal só com Especialista. Pois as vezes o canal apresenta calcificaçoes, infecções que só um Especialista consegue resolver.
3) um dente que está classificado na anato
mia para ter 1 canal, pode ter 2 e ate 3.
4) o dentista e o paciente devem estar cientes que após tratamento de canal mal sucedido o.dente acabara sofrendo exodontia.
5) muito importante que a medicação seja tomada ate o fim do tratamento pelo paciente. Pois isto evita problemas futuros.
6) após endontia concluída o controle radiografico é necessário.
4)
O tratamento de canal é (resumidamente) um procedimento que obtura (“veda”) o interior das raizes dos dentes aonde ficam localizados os canais. Esse procedimento basicamente é uma junção de uma estratégia química e mecânica. Química pois são utilizados produtos antimicrobianos e desinfectantes com o intuito de limpar ao máximo o interior desses canais. E mecânica no sentido de “limar” essas paredes internas desse canal. Após essas ações é realizada a obturação (“vedamento”) para proteger tudo isso de recontaminações. Os problemas são que nem todos os dentes são iguais (canais curvos, calcificados, atrésicos, quantidades e localizações diferentes etc etc) e nem todos os organismos são iguais (processos infecciosos, inflamatórios, etc etc). E o contexto do tratamento e do seu acompanhamento pós intervenção também somam na individualidade de cada caso. Medicações, exames complementares, procedimentos restauradores são uns dos exemplos que podem variar para cada caso. Tratamento de canal é uma solução clinica eficaz e real para se manter um dente em boca (sem precisar extraí-lo), porém cabe o bom senso de entender que a técnica de execução, os materiais utilizados e o próprio caso e paciente vão variar o resultado final.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 508 perguntas sobre Tratamento de canal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.