Tratamento cirurgico do pé torto congenito

2 respostas
Boa tarde, meu filho tem 11 anos e nasceu com Pé Torto Congénito nos dois pés, desde 7 fias ele trata, foi quando colocou o primeiro gesso, fez uma cirurgia com 2 meses e usou o aparelho ate 4 anos, mas agora com 11 anos os pes teve uma recidiva e o médico que trata acha melhor opera-lo, corrigindo e fixando com pinos. Quero saber se depois ele poderá jogar bola normalmente e quais podem ser os riscos ? voltara ter uma vida normal, voltando as suas rotinas?
Não posso te dar uma resposta exata quanto a voltar a sua rotina normal pois não conhecemos os exames e nem temos como fazer uma avaliação física, mas gostaria de colocar alguns pontos a serem observados: ELE está em fase de crescimento! essa dificuldade se trata de deformidades ósseas ou de músculos e tendões? Ja foi tentado tratamento conservador? Fisioterapia e ou aplicação de botox? Fixar ossos em um jovem em plena fase de crescimento trás prejuízos, avalie junto a equipe médica se os benefícios são maiores que os prejuízos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O pé torto é uma malformação congênita que não pode ser revertida. O tratamento busca alinhar da melhor maneira possível os pés, mas perfeição na correção não pode ser alcançada. A volta de parte das deformidades originalmente presentes antes do tratamento pode ocorrer e não é incomum nos pacientes com pé torto congênito. Trata-se da situação conhecida como recidiva e exige tratamento rápido, muitas vezes envolvendo cirurgia. O resultado final depende do grau de deformidade presente, da idade do paciente no momento da reoperação, da rigidez das articulações remanescentes, da habilidade do cirurgião em corrigir estas deformidades, da presença de cicatrizes prévias, entre outros fatores. Não é possível opinar sobre o prognóstico sem conhecer o paciente e examiná-lo detalhadamente.

Especialistas

André Cristiano

André Cristiano

Ortopedista - traumatologista

João Pessoa

Claudio Spezani

Claudio Spezani

Ortopedista - traumatologista

Itaguaí

Adilton Oliveira

Adilton Oliveira

Fisioterapeuta, Terapeuta complementar

Niterói

Luis Henrique S. Souza

Luis Henrique S. Souza

Ortopedista - traumatologista

São José dos Campos

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Pé Torto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.