Transtornos de pânico e outros desse tipo pode levar a loucura/perda de razão?

22 respostas
Transtornos de pânico e outros desse tipo pode levar a loucura/perda de razão?
Essa sua preocupação é um dos sintomas do próprio transtorno, mas fique tranquilo, você não irá enlouquecer. Mas são sintomas que geram muito sofrimento e necessita de um apoio psicológico. Busque ajuda

Olá. O acompanhamento psicológico é fundamental para trabalhar esses medos. A ansiedade no transtorno de pânico é algo bem comum. Atenciosamente
A sensação que muitos acometidos pelo T.Pânico descrevem é de estar enlouquecendo. Mas essa situação é passageira e com tratamento tende a desaparecer ou pelo ao menos diminuir bastante. Busque ajuda com Psiquiatra para ver se será necessário uso de medicações que reduzam os eventos e acompanhamento com o Psicólogo para aprender a lidar com as crises.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 140
Olá. Pergunta boa essa tua. Me faz pensar nos medos que a gente tem, ou de perder a dita lucidez, ou de que isso aconteça a alguém que amamos, um parente próximo.

No pânico, quando esse medo está presente, o medo de enlouquecer (“psicotizar”), pode estar associado à perda de controle que a experiência do pânico provoca, dado o excesso de sensações angustiantes que invadem o psiquismo.

Se não consigo saber quando vai me acontecer um episódio tão desorganizador como os picos de angústia, nem impedi-los de ocorrer, a sensação é que posso enlouquecer.

Não pretendendo dar uma resposta objetiva, te convido a fazer dessa pergunta que você formula um mote para se perguntar de onde vêm esses medos.

Em um trabalho terapêutico sério vamos encontrando as respostas para nossas indagações ou vamos, quem sabe, mudando as perguntas que nos movem e abrindo espaço para a emergência de algo inédito.

Enfim, não te respondi, mas espero ter promovido alguma reflexão. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Transtorno do Pânico também pode estar relacionado a pobreza de repertorio. necessidade de desenvolver maturidade na proporção da idade cronológica.
abraço.
Para se ter um diagnóstico de qualquer transtorno que seja é preciso que os sintomas seja acompanhados por um psiquiatra pois é preciso saber por quanto tempo são persistentes. É importante que busque uma terapia como foi muito bem explicado acima para que veja essa questão e outras que possam surgir durante o processo. Com o isso o profissional verá a necessidade da intervenção de um psiquiatra ou não. Cuide-se. Um abraço.
Olá! Não, definitivamente não. O transtorno ou a síndrome do pânico, não leva a loucura e ou a perda da razão. Entretanto causa um grande sofrimento. Sugiro que busque por ajuda psicológica e dependendo da gravidade, esse profissional também o encaminhará para uma ajuda medicamentosa com um psiquiatra. Os medicamentos aliviam os sintomas, mas não curam. Em muitos casos, podem ser tratados somente com ajuda psicológica. Isto é, através do conhecimento dos medos que geram o transtorno ou a síndrome do pânico. Conhecereis a verdade sobre si e ela o libertará.
Raquel Aguiar
Psicólogo
Brasília
Atinente ao quadro de transtorno do pânico, não necessariamente vinculado a ele, pode surgir a agorafobia - que implica em comportamentos de constante evitação e fuga de lugares e situações que estejam ligados ao medo de "passar mal", com isso, alguns pacientes vão reduzindo radicalmente sua mobilidade funcional, ou seja, perdendo sua autonomia. Essas limitações causam impactos psicossociais tão significativos que a pessoa pode acabar tendo a percepção de que "está enlouquecendo ou perdendo totalmente o comando da sua vida". Por isso é importante procurar ajuda psicológica especializada. Caso a pessoa não sinta capaz de dar esse primeiro passo sozinho, talvez seja interessante solicitar ajuda a familiar ou amigo próximo para chegar aos profissionais que poderão auxiliá-lo de forma técnica.
Não! A sensação de estar enlouquecendo e perdendo o controle é um dos sintomas do Pânico, mas o tratamento constante ajuda a superar os medos daquilo que se evita por causa dos ataques e os sintomas diminuem aos poucos.
Olá, esses sintomas podem ocorrer sim e causam grande sofrimento. Procure ajuda profissional com o psiquiatra e o psicólogo para elaborar melhor o que você sente e a medicalização também pode ajudar bastante principalmente na diminuição dos sintomas.
Qualquer tipo de sofrimento humano pode levar a uma experiência de enlouquecimento, mesmo que temporária. Isso acontece não apenas pela intensidade da ansiedade ou do pânico que acomete a pessoa, mas fundamentalmente pela ausência de companhia, que pode dar contorno ao que é vivido. A experiência ou a sensação de enlouquecimento não equivale à perda definitiva das funções cognitivas e mentais.
Olá, os pensamentos negativos e medos exagerados são comuns no Transtorno de Pânico, viabilizando assim muito desconforto e agonia para quem o sofre. O medo de enlouquecer é um dos sintomas do ataque de ansiedade, ainda associados a sintomas físicos, resulta uma sensação muito ruim e de descontrole. É de grande necessidade o acompanhamento psiquiátrico e psicológico no tratamento específico e para a ajuda da melhoria de qualidade de vida.
Olá! imagino que deve estar sendo bastante difícil passar por isso, essa pergunta é muito comum no consultório. Mas não, não pode levar a loucura. O transtorno de pânico tem tratamento - psicoterapia + farmacológicos são o tratamento ideal; a terapia trata as causas e te ajuda a lidar com a vida, com os ataques e o remédio ajuda no combate aos sintomas e desconfortos físicos.
Olá!
O transtorno do pânico é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos. Fique tranquila, pois não leva a loucura, mas deve fazer tratamento com um psicólogo e também há casos que deve procurar um psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 160
Essa pergunta é muito interessante. A pessoa com transtorno do pânico é acometida por um sofrimento extremo. Ela pode se sentir desesperada e, por vezes, acha que vai enlouquecer principalmente quando percebe que não consegue ter controle sobre a situação e tem a sensação que as crises não terão fim. Medo, angústia, impotência, além de sintomas físicos como tremores, taquicardia, suores entre outros comuns neste transtorno. É fundamental que a pessoa busque apoio profissional adequado num ambiente acolhedor e de confiança.
Olá, tudo bom?
O Transtorno de Pânico NÃO te leva a loucura ou a perder a razão.
Esse medo de perder a razão é um sintoma do Transtorno de Pânico, onde a pessoa acredita que uma sensação de despersonalização (sentir-se desconectado do próprio corpo, mente, sentimentos e/ou sensações) significa loucura.
Isso ACONTECE POR QUE pessoas que tem Transtorno de Pânico são mais atentas as suas sensações físicas e mentais.

Obrigada por compartilhar sua dúvida, espero que tenha ajudado.
Abraços :)
Todo e qualquer transtorno, como o próprio nome já diz, causa perturbações mentais e com isso sensações de desequilíbrio mental, desencadeando uma ansiedade acentuada. Mas, fique tranquilo, desde que procure o acompanhamento adequado todas essas sensações e incertezas serão trabalhadas e consequentemente desaparecerão.
Olá, bom dia! O medo de perder o controle e/ou ficar louco estão dentro do conjunto de sintomas do transtorno de pânico. Busque ajuda de um profissional para lidar com essa questão.
Compreendo seu medo, já que no momento em que se é acometido pela crise de pânico se perde o controle tanto físico quanto dos pensamentos. Mas isso não é sinal de uma perda definitiva da razão. O que se precisa fazer é buscar fortalecer o ego que se sente fragilizado neste momento, compreendendo quais são os fatores, conscientes e inconscientes que fazem surgir tal instabilidade. Reconhencendo e dialogando com eles, você perceberá que a ansiedade irá reduzir gradualmente.
Sua descrição é parte dos sintomas do panico. Medicação e psicoterapia em conjunto vão lhe ajudar a resolver em poucas semanas. Sugiro a psicoterapia cognitivo-comportamental. Resultados mais efetivos no transtorno de pânico.
Está mais relacionado ao medo de que algo ruim possa acontecer a si mesmo, sem conseguir nomear e sem controle do momento da crise; desencadeado pelo sofrimento por sentir os sintomas com intensidade!
Tente ajudar-se com acompanhamento psicoterápico integrando com outras áreas se necessário.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Olá. O medo de ficar louco é um dos sintomas do Pânico. Atualmente a Terapia Cognitivo Comportamental é o tipo de terapia com maior comprovação científica no que tange a eficiência e a eficácia para esses casos. Buque ajuda! Um forte abraço