Transtorno esquizotípico f21, é considerado deficiência pelos prejuízos que causa na vida da pessoa

6 respostas
Transtorno esquizotípico f21, é considerado deficiência pelos prejuízos que causa na vida da pessoa afetada?

Tem os mesmo direitos que um deficiente?
Prezado, segundo projeto de Lei,(DEM-RJ) que altera a Lei da Reforma Psiquiatra ( LEI 10.216/01), a proposta inclui na Lei a menção de que esses pacientes são considerados pessoas com deficiência.A Lei atual já precê direitos, como acesso ao melhor tratamento de saúde conforme as necessidades, tratamento humanitário e por meios os menos invasivos possiveis e outros.
Atenciosamente!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
O que define uma pessoa ser deficiente não é a falta de um membro, nem a visão ou audição reduzidas. O que de fato define ser deficiente ou não, é a dificuldade de se relacionar, se integrar na sociedade.A deficiência portanto, deve ser entendida levando-se em conta o grau de dificuldade para integração na sociedade.O programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência adota o conceito da Organização Mundial da Saúde para deficiência:” toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica.” Adota também o conceito de incapacidade:” toda restrição ou falta da capacidade de realizar uma atividade na forma ou na medida que se considera normal a um ser humano.”
Fico à disposição para maiores esclarecimentos!
Abraço
Prezada, de acordo com a lei o diagnóstico que mais se aproxima e é considerado uma deficiência é o de esquizofrenia (F20).
A disposição para maiores esclarecimentos.
Os profissionais acima responderam com precisão e coerência. Acrescento que o pensamento sobre direitos são constituídos integralmente no aspecto conceitual, porém alguns órgãos públicos irão avaliar respostas frente as exigências e demandas conforme a interpretação contextual. Dou-lhe exemplos, em relação ao acesso de benefícios do INSS e possível aposentadoria... o deferimento levará em conta a avaliação do grau de comprometimento relatado por especialistas de forma bem elaborada. Já o auxílio doença pode ser requerido sempre que houver agravamento do quadro. Quanto as respostas visando a garantir a sua cidadania dependerá sempre de um amplo conhecimento da parte dos envolvidos e da família para exigir que receba atenção integral e com eficiência. Procure ficar sempre muito bem informado, bons profissionais podem auxiliar neste percurso informativo e interventivo.
É considerado como deficiência, mas os orgãos públicos farão a avaliação de acordo com os relatórios emitidos pelos especialista, e um conjunto de fatores dirá se o individuo terá direito dos beneficios públicos ou não.
Gratidão!
De acordo com a Lei Federal nº 13.146/2015, em vigor desde janeiro de 2016 o conceito de deficiência, ganhou um novo entendimento, passando a considerar " pessoa com deficiência , aquela que tem IMPEDIMENTO de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode OBSTRUIR sua participação plena efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas". Portanto, é de fundamental importância que você seja acompanhado por um profissional, médico psiquiatra e psicólogo, pois através de um acompanhamento longitudinal, pois estes profissionais avaliará o curso da sua doença, avaliando e emitindo pareceres favoráveis ou não com o seu grau de incapacidade. O médico perito, avaliará se você, é incapaz para atividades laborativas. Isto porque, cada pessoa cursará de maneira diferente, frente a um mesmo diagnóstico.
A esquizofrenia CID10 F20, por possuir um curso crônico, assim como as oligofrenias moderada e graves, são consideradas incapacitantes.
a disposição!

Especialistas

Otávio Rodrigues Paes

Otávio Rodrigues Paes

Psicólogo

Londrina

Sabrina S. Bezerra

Sabrina S. Bezerra

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Fernanda Barbosa

Fernanda Barbosa

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Bruno de Domenico Maso

Bruno de Domenico Maso

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizotípica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.