transtorno delirante persistente é a mesma coisa de esquizofrenia?

7 respostas
transtorno delirante persistente é a mesma coisa de esquizofrenia?
O Transtorno Delirante consiste principalmente na apresentação de pensamentos sobre o qual o indivíduo tem uma crença inabalável em idéias falsa, irracionais ou sem lógica. Contudo é interessante diferenciar da esquizofrenia principalmente por esses pacientes não apresentarem tão gravemente comprometimentos em seus comportamentos e linguagem.

De maneira geral, a esquizofrenia é uma doenca mental que caracteriza por uma ampla desorganizacao dos processos mentais. A mesma apresenta sinais e sintomas na área do pensamento, percepcao e das emocoes, que podem causar diversos prejuízos em seu funcionamento psicossocial. O transtorno delirante persistente difere da esquizofrenia pois seu funcionamento nao está acentuadamente prejudicado. Isso se deve principalmente aos seus delirios nao bizarros(sao delirios que envolvem situacoes que podem ocorrer na vida real, como ser perseguido ou ser traído por seu conjuge e etc). O que acontece é que pessoas que tem o transtorno delirante, geralmente possuem uma aparente normalidade, quando seus delirios nao sao postos à prova. Entao , nesses individuos que possuem o Transtorno Delirante Persistente , o seu comportamento nao é visivelmente esquisito ou bizarro como acontece de ,forma geral, na esquizofrenia.
Assertiva colocação da colega Priscila. O paciente com TDP, apesar de apontar disfuncionalidades psicossociais, é capaz, com o suporte da psicoterapia, de adequar-se a um equilíbrio mais funcional nas áreas profissionais, conjugais, sociais, etc.. Através do autoconhecimento e na identificação dos sinais de pensamentos distorcidos é possível buscar alternativas em ações efetivas para uma vida mais leve, com diminuição dos sintomas de ansiedade e angústia.
No acompanhamento multidisciplinar ou integrado, o paciente sai beneficiado. Este processo de esclarecimento sobre o transtorno, quando levantada hipótese diagnóstica pelo seu médico, já consiste num passo relevante e de caráter terapêutico (uma boa psicoeducação através de leituras por fontes confiáveis ou através de especialistas), seja para o próprio paciente ou para familiares- no caso de o primeiro não estar em condições de assimilar informações.

Parabéns por sua iniciativa na busca da psicoeducação e sucesso!
O Transtorno Delirante Persistente ( TDP) é caracterizado pela presença de delírios, sem outros sintomas que levariam à um diagnóstico de Esquizofrenia ou Transtorno de Humor, contudo está inserido dentro da Esquizofrenia de acordo com o site Psiquiatria Geral, apresentando 1 mês de delírios não-bizarros sem outros sintomas da fase ativa da mesma.
Seu tratamento baseia-se na utilização de antipsicóticos, entretanto alguns profissionais consideram-no pouco responsivo. O que o deixará com melhor índice de resposta é aliar o acompanhamento medicamentoso ao Psicoterapêutico, até para o fato de "aliviar" as comorbidades do TDP.
Não! Embora possa conter alguns elementos (sintomas) que apontem para um quadro e esquizofrenia, esta categoria reúne transtornos diversos caracterizados única ou essencialmente pela presença de idéias delirantes persistentes e que não podem ser classificados entre os transtornos orgânicos, esquizofrênicos ou afetivos. Além disto o tempo de duração do transtorno delirante restringe-se a alguns dias, semanas ou poucos meses, enquanto que para um paciente ser considerado portador de esquizofrenia, os sintomas devem persistir por pelo menos 6 meses.
Não são a mesma coisa, embora tenham sintomas semelhantes. O transtorno delirante persistente ( paranoia) assim como na esquizofrenia é caracterizado pela presença de delírios. O indivíduo pode acreditar que o mundo está contra ele, apresentado sentimentos persecutórios, ele tira como base para essa perseguição seus próprios delírios.
A principal diferença entre O transtorno delirante persistente e a esquizofrenia, e que no caso da segunda , a esquizofrenia, a pessoa pode apresentar também alucinações auditivas. É comum também que no caso da esquizofrenia a pessoa apresente dificuldades emocionais, em expressar-se ou perceber as emoções alheias.
Não. A esquizofrenia pode apresentar sintomas de delírio como o transtorno delirante persistente porém apresenta outros sintomas tais como falta de expressão emotiva, alucinações e outros.