Transtorno de borderline é uma patologia? Porque as pessoas com transtorno de borderline falam coisas

4 respostas
Transtorno de borderline é uma patologia? Porque as pessoas com transtorno de borderline falam coisas tão agressivas, pesadas e que doem muito, para as pessoas que estão mais próximas? Como é feito o diagnóstico correto, para afirmar que a pessoa tem o transtorno de borderline?
Olá, sim é um transtorno patológico importante e requer tratamento psicológico e muitas vezes psiquiátrico também. O psicologo pode avaliar e encaminhar, traçando a melhor estratégia de tratamento para o paciente.

As falas mais agressivas ou acentuadas (positivamente ou negativamente) tem a ver como a forma que o paciente entende e absorve as coisas em sua volta, que muitas vezes é desproporcional ou distorcida quando comparando com as outras pessoas. Mas precisamos entender claramente que é a forma melhor possível para ele, é uma falta de controle real, que precisa ser cuidada por profissionais qualificados e não marginalizada.

Quando a família e as pessoas próximas se envolvem no tratamento e também buscam ajuda a melhora é ainda maior.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, sim, o transtorno borderline é uma patologia mental, assim como o transtorno depressivo, transtorno do pânico, entre outros...
Ele é caracterizado pela instabilidade do humor, nos comportamentos e na auto imagem. É como se os individuos estivessem sempre no limite, seja da alegria, da tristeza ou desespero... E isso prejudica significativamente nas relações sociais, já que podem vir a apresentar agressividades, ações impulsivas e descontrole. Podendo magoar as pessoas que estão a sua volta.

O diagnóstico é feito pelo Psiquiatra, e o tratamento ideal seria a associação dos tratamentos indicados pelo psiquiatra e terapia com um profissional de psicologia...
Transtorno borderline é um transtorno de personalidade caracterizado por impulsividade e pela instabilidade emocional, o que explica tamanha agressividade e mudança de humor. O diagnóstico deve ser feito por psiquiatra ou psicólogo. O tratamento é realizado por psicoterapia e uso de medicamentos, para dar resultados que permitam maior estabilidade do paciente. É muito importante a participação da família no tratamento, pois o paciente borderline necessita de muito acolhimento.
O transtorno de personalidade Borderline é um distúrbio psíquico em que a pessoa apresenta grande instabilidade no humor, comportamento, autoimagem e funcionamento. Deste modo não é incomum que a pessoa se torne agressiva e impulsiva, o que pode comprometer e prejudicar as relações sociais, principalmente se as pessoas de sua convivência não compreende o que se passa com a pessoa afetada. O diagnóstico pode ser feito por um psiquiatra ou psicólogo através de uma anamnese completa e o tratamento pode ser feito com prescrição médica acompanhado de psicoterapia.

Especialistas

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Natália Nuernberg

Natália Nuernberg

Psicólogo

Florianópolis

Geraldo Paulino

Geraldo Paulino

Psicólogo

João Pessoa

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ana Carolina Assis

Ana Carolina Assis

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.