transtorno de ansiedade pode causar disfução erectil no homem?

6 respostas
transtorno de ansiedade pode causar disfução erectil no homem?
Olá! Cada sujeito relaciona-se de forma singular com os sintomas que apresenta, em minha opinião, não há um modelo de "ansiedade" que possa ser aplicado a todos os pacientes de forma precisa e acertada, há de se interrogar o que é ansiedade a cada um, como ela se apresenta para você, quais são os contextos que favorecem o aparecimento dela, desde quando você reconhece este sentimento presente em sua vida e em como esta o vem afetando. Fiz esta pequena exposição com o fim de que, em conjunto com um psicólogo, estas questões possam ser refletidas e procurar um paralelo que, mesmo em formato de dúvida, está sendo colocado em questão.
Espero ter ajudado e estou a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode. O transtorno de Ansiedade pode nos afetar de diversas maneiras, inclusive provocando disfunções sexuais. Porém a boa notícia é que um bom tratamento para a ansiedade irá reverter esse quadro. Procure uma psicoterapia e verá como a sua qualidade de vida em todos os aspectos irá melhorar!
Boa tarde, sim, é possível que a pessoa em questão esteja com disfunção erétil como mais um sintoma ligado ao complexo quadro de ansiedade. Entretanto, é bom fazer uma consulta com um urologista para excluir a possibilidade de causas orgânicas, porém, posso adiantar que predominantemente os problemas de ereção ligam-se à transtorno mentais.
Bom dia,
Sim, o quadro de disfunção erétil é psicossomático e está relacionado ou a perda de libido devido ao humor deprimido e depressão ou ao excesso de adrenalina devido a ansiedade. A excessão são casos pós cirúrgicos, como retirada de câncer de próstata, por exemplo.
A cura se dará descobrir e elaborar o cerne da questão, as causas da ansiedade através de psicoterapia. Um bom médico lhe fará essa recomendação.E também poderá ou não lhe receitar medicação por um período.
Porém, apenas tratamento medicamentoso será paliativo, o problema retornará ao longo do tempo.
Espero ter sido útil!
Obrigada.
Olá... Existe uma relação complexa entre os transtornos de ansiedade com a disfunção erétil. A ansiedade é um dos fatores que contribuem para a diminuição da libido e dificuldade de ereção, prejudicando o desempenho sexual; o que por sua vez também retroalimenta os sintomas de ansiedade. Alguns dos medicamentos prescritos para o transtorno de ansiedade também podem causar diminuição da libido. Por isso é importante discutir estas questões com seu médico urologista e com psiquiatra, além de realizar tratamento multidisciplinar com psicoterapia.
Acredita-se em Gestalt-terapia, abordagem que utilizo em meus atendimentos, que todo sintoma é, na verdade, uma mensagem de partes do organismo sobre algo que não vai bem no mesmo como um todo. Portanto, há que se investigar que mensagem seu organismo está tentando transmitir ao desenvolver a disfunção eréctil. E como dito pela colega Maria Carolina, a ansiedade é um elemento que contribui para o referido sintoma, sendo certo que a disfunção acaba por retroalimentar a ansiedade que lhe deu origem. Há que se verificar também se não se trata de algum problema físico, caso contrário, recomenda-se a psicoterapia para enfrentar a situação mediante a diminuição da ansiedade. Desejo sucesso! Sempre às ordens!

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.