Transtorno de ansiedade generalizada pode ter origem física/neurológica? Qual o tipo de tratamento

4 respostas
Transtorno de ansiedade generalizada pode ter origem física/neurológica? Qual o tipo de tratamento que um neurologista pode fazer?
Uma equipe multidisciplinar o ajudará a minimizar seu sofrimento juntamente com os medicamentos com o psiquiatra que são de grande importância e um psicoterapeuta por indicação.
Procure ajuda adequada!
Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não necessariamente. Até porquê um transtorno (seja qual for) não é considerado uma doença (que por definição parte do pressuposto que há alguma desordem fisiológica), por mais que no senso comum isso seja muito aceito, além de claro, na literatura médica.
Um neurologista poderia fazer uma série de exames donde, provavelmente, não encontraria nenhuma desordem fisiológica.
Para esse tipo de caso, é interessante um acompanhamento psicológico, salvo em casos agudos (onde há grande prejuízo psicossocial), acompanhamento psiquiátrico também pode ser considerado, mas somente este (psiquiátrico) não é o suficiente para garantir para além de uma estabilização do quadro, sendo a psicoterapia/análise o motor pelo qual poderá mover o sujeito para outro lugar que não esse de onde se queixa.
Olá! O principal sintoma do TAG é um distúrbio caracterizado pela "preocupação excessiva ou expectativa apreensiva", Os transtornos mentais de forma geral, inclusive o TAG, caracterizam-se por uma combinação de fatores biológicos e ambientais além de um desequilíbrio de substâncias químicas cerebrais que ocorrem naturalmente, tais como a serotonina, dopamina e norepinefrina. O neurologista poderá medicar mas no caso das doenças mentais o especialista mais indicado seria o psiquiatra que fará a medicação e o acompanhamento mensal do seu quadro para realizar, se necessário, os ajustes. Para melhor compreendimento das causas que o levaram a desenvolver o TAG, indico a psicoterapia.
TAG(Transtorno de Ansiedade Generalizada) é um quadro permanente de ansiedade, de forte intensidade, com inquietude, falta de ar, tremor ou bater de pernas, taquicardia, palpitação, desespero, angústia. Há sintomas físicos, mas regra geral não é uma doença física e nem neurológica. O tratamento consiste em psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico regular, com uso de antidepressivos e ansiolíticos. Abraço!

Especialistas

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Bruno Henrique de Souza Guerra

Bruno Henrique de Souza Guerra

Psicólogo

Londrina

Sanduza Albuquerque

Sanduza Albuquerque

Psicólogo

João Pessoa

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 288 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.