Transtorno de ansiedade generalizada atrapalha em dirigir veiculos?

5 respostas
Transtorno de ansiedade generalizada atrapalha em dirigir veiculos?
Boa noite!

Sim, pode atrapalhar pois a ansiedade afeta a percepção e atenção. Fora isso, dependendo da intensidade do transtorno, a pessoa fica "travada" frente a vários afazeres diários básicos.

Sugiro sempre buscar um profissional para que melhore e tenha qualidade de vida.

Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Algumas pessoas com transtornos de ansiedade podem ter uma exacerbação de sintomas em ambientes fechados ou situações de tensão. Se esse for o caso, é possível que seja mais difícil lidar com o ato de dirigir.

No entanto, o Transtorno de Ansiedade Generalizada é uma patologia muito comum, cujos sintomas podem variar muito e impor diferentes dificuldades a pessoas com diferentes tipos de sintomas.

Dessa maneira, é especialmente importante que você tenha uma boa relação com o psiquiatra que o está acompanhando, de maneira a falar sobre os sintomas específicos que apresenta e lhe geram preocupações, para que o tratamento e orientações terapêuticas sejam os mais adequados possíveis para lidar com as suas dificuldades.
Olá! Sim, atrapalha. Na verdade qualquer transtorno de ansiedade pode afetar a maneira como o condutor dirige e como se sente no trânsito. Mas primeiro precisaríamos saber exatamente qual é o medo. Seria de sofrer um acidente? De não conseguir estacionar? De perder o controle enquanto dirige? De um engarrafamento? A boa notícia é que a TAG, ataque de pânico e outras fobias tem tratamento e a maioria dos pacientes que se submetem à terapia medicamentosa associada a psicoterapia alcançam excelentes resultados. Outra dica: existem profissionais que oferecem ajuda específica; treinamento para habilitados no caso dos condutores com bastante insegurança. Espero ter ajudado.
Qualquer transtorno de ansiedade afeta concentração, foco, percepção, memória e atenção, movimentos e hábitos rotineiros com ou sem medicação, portanto é aconselhável não dirigir nem usar instrumentos perigosos.
Sim, pode, porém o grau de periculosidade muda de caso a caso. Quanto mais você entender sobre você mesma, quais seus medos,conflitos, mais você poderá encontrar dentro de si as formas de lidar com determinadas situações. Isso você consegue com a psicoterapia cognitivo comportamental....Boa sorte!!!

Especialistas

Ana Paula Cantarani

Ana Paula Cantarani

Psicanalista

Ribeirão Preto

Teca Leite

Teca Leite

Psicanalista

Salvador

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

João Soares

João Soares

Psicanalista

São Paulo

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.