Transtorno bipolar pode ser tratado sem medicamentos?

4 respostas
Transtorno bipolar pode ser tratado sem medicamentos?
O transtorno bipolar é caracterizado por 2 fases: uma depressiva e uma fase de mania ou hipomania (fase de maior agitação e impulsividade). Via de regra o tratamento desta patologia visa não só a resolução de crises agudas, mas também o uso de medicações para se prevenir recaídas de sintomas para qualquer um dos lados (depressão ou mania). Em alguns casos muito específicos, onde a pessoa faz psicoterapia, tem um estilo de vida muito saudável e tem um suporte familiar muito presente, além de apresentação de "crises" em frequência muito pequena (menos de uma vez por ano, por exemplo), pode-se considerar tratar apenas fases agudas, não fazendo tratamento de manutenção. No caso de fases depressivas há a opção de uso de estratégias de neuromodulação como a estimulação magnética transcraniana, por exemplo, para se evitar medicações, mas via de regra as fases de mania e/ou hipomania vão acabar demandando o uso de estabilizadores de humor. Deve-se atentar que as crises tanto de depressão como de mania são danosas para o cérebro, sendo sempre preferível o tratamento profilático de ambas até mesmo como proteção cognitiva e redução de risco de quadros demenciais em idade mais avançada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Idealmente não. O transtorno bipolar é uma doença crônica, ou seja, pra vida toda, com a diferença que vão ter períodos de mania, de depressão ou de estabilidade. A medicação durante os períodos de estabilidade serve para previnir que ocorram as crises de depressão ou de mania.
Junto ao tratamento medicamentoso também é recomendado prática de atividade física, alimentação equilibrada, meditação entre outros hábitos saudáveis de vida.
O transtorno afetivo bipolar inevitavelmente precisa ser tratado com medicação inclusive na fase de estabilização porque é uma doença crônica. As outras medidas terapeuticas são importantes mas sempre coadjuvantes ao tratamento medicamentoso. Consulte um especialista em psiquiatria.
Olá, o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é uma doença que ocorre m crises e vai causando prejuízos no funcionamento e na arquitetura cerebral. Há um declínio cognitivo importante a cada crise, daí a importância de se manter a estabilidade, o que é feito com uso de medicamentos. Podemos fazer que podem ser usadas de forma adjuvante estratégias para se manter o paciente com menos estressores na rotina.
Dessa forma, uma vez estabelecido o diagnóstico é fundamental iniciar de forma célere o tratamento para atenuar os efeitos deletérios dessa doença. Sugiro que seja realizada uma consulta com psiquiatra para que ele possa trazer esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem
Te convidamos para uma consulta: - R$ 350
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Gabriella Chomentowski Pereira

Gabriella Chomentowski Pereira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Bipolaridade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.