Transtorno afetivo de humor é o mesmo que transtorno bipolar ?
9
respostas
Transtorno afetivo de humor é o mesmo que transtorno bipolar ?
Os Transtornos Afetivos do Humor englobam diversos quadros que se relacionam desde depressão leve, moderada, grave, recorrente, mania, distimia, bipolaridade, com ansiedade ou sem, definidos ou sem especificação, entre outros que se relacionam ao "humor". O "Transtorno Bipolar" ou "Transtorno Afetivo Bipolar" é a mesma coisa, mas faz parte dos Transtornos de "humor". Espero que ter esclarecido sua dúvida.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O Transtorno afetivo Bipolar, mais conhecido como transtorno bipolar, está enquadrado na categoria dos "Transtornos de humor".
Transtornos ou "episódios" que aferam o humor entram nessa categoria, como por exemplo a depressão.
Transtornos ou "episódios" que aferam o humor entram nessa categoria, como por exemplo a depressão.
Os transtornos do humor são transtornos que afetam o afeto... A maioria destes transtornos tendem a ser recorrentes e a ocorrência dos episódios pode frequentemente estar relacionada com situações estressantes.O transtorno afetivo bipolar faz parte dos transtornos do humor, pois afeta o afeto.
Há outros exemplos de transtornos que se encaixam neste critério.
Há outros exemplos de transtornos que se encaixam neste critério.
Olá, tudo bem? Os transtornos afetivos de humor são uma categoria de transtornos na qual o transtorno afetivo bipolar está enquadrado. As principais características do Transtorno Bipolar incluem uma sintomatologia cíclica que podem incluir episódios chamados de maníacos alternados com episódios depressivos. Existem tipos diferentes de bipolaridade que são diferenciados de acordo com a gravidade dos sintomas maníacos e depressivos e a maneira como estes ciclos se alternam (período de tempo de cada um, por exemplo). Caso você tenha sido diagnosticado(a) com este transtorno por um psiquiatra e/ou psicólogo, é recomendada a psicoterapia assim como a psicofarmacoterapia (utilização de medicamentos) para controle dos sintomas. Lembrando sempre que o medicamento age apenas a nível biológico e a psicoterapia é a única ferramenta que pode te ajudar comportamental e emocionalmente a lidar com o transtorno. Os sintomas podem ou não serem remissivo (ou seja, desaparecerem em grande frequência) e o uso da farmacoterapia também varia, sendo em alguns casos bem leves até mesmo desnecessárias caso haja acompanhamento psicoterapêutico.
Olá! Não, não são a mesma coisa. O Transtorno Afetivo Bipolar é uma categoria dos Transtornos Afetivos de Humor, bem como, por exemplo, os Episódios Depressivos. Vale ressaltar a importância de uma avaliação profissional para que, caso seja fechado um diagnóstico, seja iniciado o acompanhamento adequado.
Olá. Como já disseram, não é a mesma coisa. O transtorno bipolar é um dos transtornos afetivos de humor, mas não o único. "Bipolar" significa que há dois "polos", dois modos de funcionar que se alternam: um que se caracteriza por humor deprimido e outro que se caracteriza por algo que em psiquiatria se chama de "mania", que é o humor exaltado, da pessoa agitada demais, cheia de energia, que acha que dá conta de tudo. Nos transtornos de humor em que não há bipolaridade, só se verifica a tendência à depressão.
Não são as mesmas coisas. Transtorno afetivo de humor faz parte de uma especificação/subclasse, assim como o transtorno bipolar também é uma das classificações dos Transtornos de humor, mas não são iguais. No bipolar pode haver oscilações de humor indicando que pode haver picos de mania, agitação e disposição ao longo do dia e depressão no final dele por exemplo, mas não uma regra, podendo aumentar mais os episódios depressivos, atingindo corpo e mente (não tem cura, mas tratamentos). Já no transtorno afetivo de humor pode não haver essa alternância, predominando mais tristeza/depressão ou fatos estressantes, com ansiedade presente ou não. Consulte ajuda profissional especializada, sempre. O tratamento medicamentoso em consonância com o trabalho psicológico é muito efetivo.
Segundo o DSM-V, o manual diagnóstico da psiquiatria, o transtorno bipolar está dentro da categoria dos transtornos afetivos de humor. Agora, ciente desse diagnóstico, é preciso escolher uma terapêutica que dê conta das necessidades da vida do sujeito afetadas pelos sintomas do quadro. Estudando esse tipo de transtorno à luz da Psicanálise, percebo cada vez mais as influências das relações primárias (o sujeito na sua infância e a forma como foi tratado e se relacionou com seus cuidadores) na influência das patologias de personalidade. Ao mesmo tempo, há transtornos, como a depressão, que são desencadeados mais atualmente e se relacionam com a situação de crise do país (forte influência de um meio desfavorável). Sem um Estado com instituições confiáveis, as pessoas se tornam ansiosas, temem investir em suas próprias vidas e desenvolvem um modo de lidar com as situações muito invasivo. É muito importante, ao lidar com casos assim, que o profissional seja capaz de enchergar o quadro complexo das relações biopsicossociais que engendram a vida de cada um.
Não. Transtorno Afetivo de Humor é uma categoria, e Transtorno Bipolar é uma enfermidade. Basicamente, um cabe dentro do outro.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Sou diagnosticada Borderline há 3 anos, estou em tratamento terapeutico e psiquiatrico me considero estavel comparando a outros anos da minha vida, porem as oscilacoes de humor sempre aparecem. tenho 31 anos e gostaria de saber se ha cura ou um tratamento mais especifico para esses casos
- Psiquiatra receitou Lamitor CD com amytril...ambos tomo a noite,mas os dois comprei genérico,tem problema?
- A combinação de Valdoxan com Lamotrigina 100mg é segura para depressão e transtorno de humor?
- Fui diagnosticada com transtorno de humor misto e estou tomando latuda há 6 semanas. A ansiedade continua alta, e me pergunto se é pq o remédio ainda nao teve o efeito desejado ou se ele não ajuda no sintoma ansiedade?
- Estou tomando lamotrigina há alguns dias, pois quanto tomei carbolitium senti efeitos colaterais muito fortes e não senti meu humor estabilizar. Sinto crises quase diárias de alteração de humor, na sua opinião tratamento com lamotrigina vai ser eficaz ou um tratamento combinado seria mais efetivo?
- Como posso identificar as mudanças de comportamento com o uso de modulador do humor?
- Após mais de um ano de avaliação, meu filho de 7 anos foi diagnosticado com Transtorno Disruptivo da Regulação do Humor (TDRH). Tem cura? Quais as implicações para a vida adulta?
- A esquizoafetividade é um transtorno de humor?
- Minha namorada tem transtorno misto ansioso depressivo. As vezes, ela fica sem querer ir trabalhar e tudo mais. Nesses casos, devo sempre leva-la, ou apenas ficar por perto conversando com ela? Tenho medo que ela acabe se tornando muito dependente de mim, se eu fizer tudo por ela nesses momentos.
- tenho o transtorno, tomo medicamentos,mesmo assim, tenho os altos e baixos,fico muito desanimada com isso...é normal ???
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Transtornos do humor
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.