Tomo Venlafaxina de 75mg há 2 anos e meio. Quero engravidar e gostaria de saber se o remédio causa i

2 respostas
Tomo Venlafaxina de 75mg há 2 anos e meio. Quero engravidar e gostaria de saber se o remédio causa infertilidade e quais os riscos associado a uso durante a gravidez. Pretendo parar de tomar.
Olá! Não há comprovação científica relacionada à venlafaxina causar infertilidade. Essa medicação é classe C pela FDA em relação ao seu uso na gestação (ainda não há estudos que garantam sua segurança), porém é recomendável não utiliza-la no primeiro trimestre por poder elevar riscos de abortamento. Antes de suspender a medicação para engravidar, não deixe de se consultar com o especialista para avaliar seu quadro! Não se deve suspender a venlafaxina de forma súbita sob risco de apresentar síndrome de retirada, além de poder descompensar o quadro psiquiátrico em tratamento!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso de medicações em geral na gestação necessita de um acompanhamento mais próximo e cuidadoso, considerando os riscos e levando em conta a ausência de estudos controlados em muitos casos. O uso da venlafaxina pode levar a riscos na gestação no primeiro e terceiro trimestres principalmente. Na amamentação, a venlafaxina pode passar para o leite materno. Por isso, precisamos ponderar essas riscos com os benefícios do tratamento com a venlafaxina, tomando decisões que façam mais sentido no seu caso. Há possibilidade de troca de antidepressivo ou até mesmo tratamento não-farmacológico na gravidez, a depender de cada caso e em acompanhamento médico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.