Tomo Venlafaxina de 75 mg há anos, e quero parar de tomar. Já faz uma semana que tomo dia sim dia nã

3 respostas
Tomo Venlafaxina de 75 mg há anos, e quero parar de tomar. Já faz uma semana que tomo dia sim dia não. Ainda restam 10 comprimidos, como devo proceder?
A Venlafaxina pode causar taquicardia sim, mas geralmente em doses mais altas. Será que você não está mais ansioso (a) e prestando mais atenção ao seu corpo? A dose que você usa é a menor dose efetiva. É importante consultar com um psiquiatra pra reavaliar o tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Querer parar de tomar a medicação é um desejo compreensível, pois as pessoas normalmente não gostam de ter de tomar um remédio por muito tempo. No entanto, os antidepressivos só devem ser descontinuados após uma criteriosa avaliação médica, não apenas pelo desejo do paciente em parar. Além dos efeitos de retirada, que são especialmente comuns no caso da venlafaxina, há o risco de uma recaída na doença, com todas as possíveis graves consequências decorrentes disso. A suspensão precoce ou indevida dos antidepressivos sem orientação médica é a principal causa de recaída na depressão. Uma das piores consequências que isso pode ter é um tendência à cronificação da doença, que aumenta com o número e frequência das recaídas.



Olá!

Entendo que você queira parar de tomar Venlafaxina. É importante fazer isso de forma gradual e segura para evitar sintomas de abstinência. Aqui está uma sugestão de como proceder, mas lembre-se de consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração:

Consulte seu médico: Informe seu médico sobre sua intenção de parar. Eles podem fornecer um plano de descontinuação personalizado.

Redução gradual: Uma abordagem comum é reduzir gradualmente a frequência. Já que você está tomando dia sim, dia não, o próximo passo pode ser tomar metade de um comprimido dia sim, dia não, ou espaçar mais a dose (por exemplo, a cada três dias).

Monitoramento dos sintomas: Anote qualquer sintoma de abstinência ou mudança no seu estado de saúde e informe seu médico.

Ajustes conforme necessário: Seu médico pode ajustar o plano com base em como você está se sentindo.

Lembre-se, a orientação e o acompanhamento médico são cruciais durante este processo. Estou aqui para ajudar no que precisar. Cuide-se!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1087 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.