Tomo uma fórmula de escitalopram+ ciclobenzaprina+meloxicam+ famotidina+ paracetamol para enxaqueca

4 respostas
Tomo uma fórmula de escitalopram+ ciclobenzaprina+meloxicam+ famotidina+ paracetamol para enxaqueca e ansiedade! Quero saber se tem alguma interação nessa fórmula entre os componentes?
Nada perigoso ou digno de nota. Deve melhorar bastante após o primeiro mês de tratamento.

Há interações importantes que devem ser levadas em conta, contudo, efeitos colaterais dessas interações podem depender das doses e do tempo de uso delas.
Não sei em que situação o uso de fórmulas, mas na psiquiatria é algo a se tomar cuidado. Não se sabe se as substâncias que ali estão vêm de matéria prima de boa qualidade e é difícil garantir que há a quantidade certa do princípio ativo.
Mais uma vez, eu não sei o raciocínio clínico de quem solicitou a fórmula e nem sei a gravidade ou contexto dos seus sintomas, contudo, é uma combinação bem pouco usual para ansiedade e enxaqueca. O uso de anti-inflamatórios (meloxicam) de forma contínua não é indicado e pode causar diversas complicações.
O mais importante é discutir sobre isso com o seu médico, entender qual a ideia dele de fazer essa formulação. Existem alternativas menos perigosas para o tratamento da enxaqueca crônica.
Que mistura heim querido? Sim, há interações potenciais entre os componentes da sua fórmula. Vou listar as principais interações abaixo:

- Escitalopram e Ciclobenzaprina: Ambos podem causar sedação e efeitos colaterais no sistema nervoso central, como sonolência, tontura e diminuição da atenção e coordenação. A combinação desses medicamentos pode aumentar esse risco.

- Meloxicam e Famotidina: A famotidina pode reduzir a eficácia do meloxicam, um anti-inflamatório não esteroide, que pode levar a um maior risco de úlceras ou sangramento no estômago e intestino.

- Meloxicam e Paracetamol: Ambos são analgésicos e podem aumentar o risco de problemas renais e hepáticos quando usados em conjunto.

É importante lembrar que a interação medicamentosa pode variar de acordo com a dose, frequência e duração do tratamento, além da idade e condição de saúde do paciente. Portanto, é recomendável que você consulte o seu médico ou farmacêutico para avaliar a segurança e eficácia dessa combinação de medicamentos para o seu caso específico. Eles podem orientá-lo sobre a melhor maneira de tomar os medicamentos e monitorar a sua saúde enquanto você estiver em tratamento.
O que me trás maior preocupação nessa fórmula é o uso contínuo do anti-inflamatório (no caso, o meloxicam), principalmente pelo dano gástrico e renal que o uso crônico dos anti-inflamatórios possam desencadear. Converse com o seu médico sobre outras possibilidades de tratamento.