Tomo setralina a três meses ele e muito bom pra mim, o único problema é que eu acordo muito sonolento, sensação que não dormi o suficiente. Isso é normal?

3 respostas
Tomo setralina a três meses ele e muito bom pra mim, o único problema é que eu acordo muito sonolento, sensação que não dormi o suficiente. Isso é normal?
Sim, a sertralina pode causar sonolência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É possível que a sonolência diurna seja causada pela sertralina, por ser um efeito colateral (não são todos que apresentam), mas é importante ressaltar que as alterações no padrão do sono podem ter diversas causas, sendo necessária uma investigação detalhada pelo psiquiatra. Como exemplo, os transtornos de ansiedade e os episódios depressivos podem cursar com aumento ou redução do sono (sonolência ou insônia). Sendo assim, é possível que a sonolência não esteja sendo causada pela sertralina e sim como um sintoma residual do quadro ansioso ou depressivo. Além disso, é necessário avaliar a presença de outros sintomas, ou hábitos que possam estar causando a sonolência diurna. Procure um psiquiatra para te ajudar, ele é o especialista que irá melhor te acompanhar e tirar suas dúvidas.
Por fim, vou deixar duas dicas valiosas:
Se a medicação está te ajudando na redução dos sintomas...
Dica 1: Não pare a medicação por conta própria. A interrupção do tratamento antes do período estipulado geralmente cursa com retorno dos sintomas, de forma mais intensa, podendo se tornar mais grave.
Dica 2: O horário de ingesta da medicação pode influenciar. Se estiver tomando pela manhã, pode passar a tomar à noite. E se a ingesta for à noite, opte por tomar mais cedo, sempre no mesmo horário, isso pode te ajudar até o seu retorno com o seu psiquiatra.

Bjs
Sonolência é um efeito colateral comum da sertralina, que é um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). É possível que a sonolência que você está sentindo seja um efeito colateral desse medicamento.

No entanto, três meses é um período relativamente longo para experimentar esse efeito colateral. Você pode conversar com seu médico para ver se há alguma outra causa para a sonolência, como um distúrbio do sono ou outra condição médica que possa estar afetando seu sono.

Se a sonolência persistir e estiver afetando sua qualidade de vida, o médico pode considerar ajustar a dosagem da sertralina ou mudar para outro antidepressivo que não tenha esse efeito colateral. É importante conversar com o médico antes de fazer qualquer alteração na medicação prescrita.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2680 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.