Tomo sertrralina 25mg há 1 mês, porém a poucos dias comecei a ter muitos sonhos e insônia. É normal

2 respostas
Tomo sertrralina 25mg há 1 mês, porém a poucos dias comecei a ter muitos sonhos e insônia. É normal após essas semanas de uso interferir no sono? Depois normalizará?
Sim, é comum que os antidepressivos causem sonhos vívidos (principalmente os inibidores seletivos da recaptação de serotonina - classe à qual a sertralina pertence), pois alteram de fato a arquitetura do sono. Geralmente a insônia se resolve com algumas medidas de higiene do sono, como tomar a medicação pela manhã, praticar atividades físicas até 4h antes do horário de dormir, manter ambiente calmo, escuro, silencioso. Evitar eletronicos à noite e cafeína após o almoço.
Os sonhos amenizam com o tempo de uso.
Caso os efeitos colaterais permaneçam, converse com seu psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a Sertralina é da classe dos antidepressivos, excelente indicação tratar quadros de ansiedade e depressão. Com 1 a 2 dias ela já pode ocasionar sintomas de adaptação no organismo, os quais tendem a melhorar dentro de 7 a 14 dias. Durante esse período pode ocorrer alterações do sono e sonhos vividos, principalmente se estiver sendo utilizado a noite.
Dessa forma, sugiro que melhore a higiene do sono e mude o horário da medicação para manhã. Veja se com essas mudanças vai haver melhora do quadro dentro de 1 semana. Se não ocorrer poderá ser feito ajuste ou até mesmo troca a depender da avaliação do seu psiquiatra. Ele deverá fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.