Tomo Rivotril a 15 anos , 2 mg por dia pela manhã , e está me fazendo mal , mais não consigo para ,

3 respostas
Tomo Rivotril a 15 anos , 2 mg por dia pela manhã , e está me fazendo mal , mas não consigo parar , o que faço por favor ?
Procure um psiquiatra com experiência em abuso de tranquilizantes e mau uso de tranquilizantes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante antes de retirar ou reduzir qualquer medicação consultar com um profissional capacitado. O Rivotril pode trazer dizer malefícios a longo prazo e requer cautela na retirada. Existem diversos meios de desmame da medicação, mas deve ser feita sob supervisão de um especialista.
Olá, o Rivotril® (Clonazepam) pertence ao benzodiazepínicos e são boas opções de tratamento agudo para sintomas de pânico, ansiedade e/ou insônia. Trata-se de uma classe de medicação que pode gerar dependência e cursar com sintomas de abstinência durante a retirada. Dessa forma, especialmente em casos de uso prolongado, essa diminuição da medicação deve ser lenta, gradativa e com orientação profissional.
Lembro que na maioria dos casos para melhora dos sintomas ansiosos é necessário o tratamento e longo prazo com antidepressivos. Dessa forma, se for apenas feito uso de Clonazepam sem olhar esse outros fatores há o risco de fazer um uso prolongado, o que resulta em tolerância e dependência. Reforço a importância da psicoterapia, higiene do sono e outras medidas comportamentais para uma rotina saudável.
Sugiro que converse com seu psiquiatra para que ele possa avaliar melhor sobre o desmame da medicação. Ele deverá fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação, fazendo as orientações necessárias sobre esta associação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1032 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.