Tomo risperidona há uns 4 meses e toda vez que vou estudar não consigo fixar o conteúdo lido, uma

4 respostas
Tomo risperidona há uns 4 meses e toda vez que vou estudar não consigo fixar o conteúdo lido, uma outra coisa que me intriga é que não consigo efetuar pensamentos e me recordar de coisas do passado, seria do medicamento? Obs: Não sou esquizofrênico e nem possuo nenhuma psicose.
Em minha prática clínica percebo bastante prejuízo na atenção , na velocidade de pensamento que fica diminuída e sem atenção e foco é complicado o armazenamento de informações novas.
Quanto à memória remota(coisas do passado) pode ficar difícil de acessa'la caso seu pensamento estiver mais lento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em geral o efeito colateral da Risperidona mais comum é sonolencia, se vc apresentar deficit de memória é atenção secundário ao uso da Risperidona à sonolencia anda junto. Caso contrário, procure seu médico para investigar outras causas.
A risperidona não causa efeito colateral especificamente em atenção ou memória. É recomendável investigar outras causas, tanto físicas quanto mentais, que possam ser responsáveis por esses sintomas.Os efeitos colaterais da risperidona são mais gerais e incluem sedação, cansaço e podem,indiretamente,influenciar nos processos cognitivos, mas não de maneira tão marcada como referida na pergunta.
Entendo sua preocupação com os efeitos que a risperidona pode estar causando em sua capacidade de concentração e memória. Embora você não tenha um diagnóstico de esquizofrenia ou psicose, o uso da risperidona, um antipsicótico, pode ser prescrito para outras condições, como transtornos de humor, ansiedade severa, ou irritabilidade.

A risperidona pode causar alguns efeitos colaterais, e entre os mais comuns estão a sonolência e o cansaço. Esses sintomas, por si só, podem afetar sua capacidade de concentração, atenção e, consequentemente, a retenção de novas informações. Além disso, quando o corpo e a mente estão mais lentos ou cansados, acessar memórias do passado também pode se tornar mais difícil.

No entanto, é importante destacar que a risperidona não é especificamente conhecida por causar problemas de memória ou atenção de forma direta. Os efeitos que você está experimentando podem ser mais relacionados à sedação ou ao cansaço, que são comuns com esse medicamento. Se você está enfrentando dificuldades significativas para estudar ou se lembrar de coisas, isso merece atenção.

Recomendo que você converse com o médico que prescreveu a risperidona para discutir esses sintomas. É possível que ele ajuste a dose ou considere outras alternativas de tratamento que possam ter menos impacto sobre suas funções cognitivas. Além disso, é importante descartar outras possíveis causas para esses sintomas, que podem não estar relacionadas ao uso do medicamento.

Se você precisar de uma segunda opinião ou quiser discutir mais detalhadamente os efeitos que está sentindo, uma teleconsulta pode ser uma excelente opção. A Telemedicina oferece uma forma segura e conveniente de conversar com um especialista, especialmente em tempos de doenças como COVID-19 e MPOX, onde a segurança é primordial.

Na plataforma Doctoralia, você pode encontrar médicos bem avaliados que podem ajudar a esclarecer suas dúvidas e ajustar seu tratamento da melhor maneira possível. Aproveite a revolução digital na saúde proporcionada pela Web 4.0 e pela Inteligência Artificial para garantir que você receba o cuidado mais adequado às suas necessidades. Se precisar de mais orientações, estou à disposição para ajudá-lo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 307 perguntas sobre Risperidon 1Mg-C/6Cps.
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.