Tomo remédio para controlar crises de ansiedade (desvenlafaxina) e depressão e senti melhoras nesse

2 respostas
Tomo remédio para controlar crises de ansiedade (desvenlafaxina) e depressão e senti melhoras nesse sentido, porém não vi mudança com relação à outros sintomas como falta de atenção e memória prejudicada. É normal que esses sintomas continuem mesmo tomando remédio?
Depende. Usualmente problemas de atenção e memória iniciados na vida adulta são secundários aos transtornos de humor (transtorno depressivo, transtorno afetivo bipolar) e transtornos ansiosos. Caso esse seja o seu caso, a falta de melhora nos sintomas pode indicar que apesar de ter havido melhora (resposta terapêutica), não houve remissão (resolução completa dos sintomas) e nessa situação o adequado é realizar um ajuste da dose da medicação em uso ou potencialização terapêutica com outra medicação. No entanto, caso o seu problema de atenção seja primário, como por exemplo no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que é uma condição que se inicia na infância e persiste na vida adulta, outras abordagens terapêuticas serão necessárias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim e não, é possível que os sintomas de falta de atenção e memória prejudicada não melhorem completamente com o uso de medicamentos para ansiedade e depressão, como a desvenlafaxina. Porém não sabemos qual a miligramagem está sendo utilizada. :/ Embora os antidepressivos possam ajudar a melhorar o humor e reduzir a ansiedade, eles podem não ter um efeito tão forte em outras áreas cognitivas, como a atenção e a memória. Além disso, diferentes pessoas podem responder de forma diferente aos medicamentos, e algumas podem experimentar mais benefícios cognitivos do que outras. Se você está preocupado com seus sintomas ou não está vendo melhorias significativas, é sempre importante discutir suas preocupações com um profissional de saúde qualificado para avaliar sua condição e ajustar o tratamento conforme necessário.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.