Tomo Reconter 10 mg (oxalato de escitalopram) há 3 anos. Pretendo engravidar e, tanto a Ginecologist

2 respostas
Tomo Reconter 10 mg (oxalato de escitalopram) há 3 anos. Pretendo engravidar e, tanto a Ginecologista como o Psiquiatra disseram que não posso engravidar enquanto tomo o remédio. Meu Psiquiatra disse que quando eu souber que eu estou grávida é para parar a medicação. Achei estranho e fiquei com medo de tirar assim de repente.
Portanto, gostaria de saber qual melhor forma de descontinuar a medição. Obrigada!
Realmente, sempre que possível é melhor não engravidar tomando medicação. Na verdade, o ideal é parar antes de começar a tentar a gravidez, já que quando souber que está grávida, o embrião já começou seu desenvolvimento. Isto pode não valer para alguns casos graves, nos quais o médico pode optar por continuar o tratamento e correr os riscos (que são pequenos, apesar de serem reais) ou trocar por alguma medicação de outro grupo e com perfil de segurança melhor. Entretanto, se em seu caso deve parar e como deve ser feita a suspensão, somente seu psiquiatra poderá dizer, pois se trata de uma questão totalmente individual, que somente o profissional conhecendo você pessoalmente poderá responder. Mas, pelo que entendi, ele já se posicionou. Então, se confia nele, siga o que orientou. Caso contrário, pode pedir uma outra opinião, mas sempre pessoalmente. Por aqui, só é possível responder a dúvidas genéricas, jamais é possível prescrever uma conduta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ideal é não usar medicamentos, principalmente no primeiro trimestre da gestação. Mas essa escolha é feita baseada em vários fatores, como seu histórico clínico, risco de agravamento da sua doença durante a gestação e segurança da medicação. Existem muitas mulheres gestantes que mantém o uso dos antidepressivos durante a gestação, com risco mínimo. O escitalopram é um medicamento que apesar de ser considerado seguro durante a gestação (experimentos indicam que não há risco de malformações), ainda é carente de mais estudos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2162 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.