Tomo Quetiapina 400mg e sinto perda de memória e muito cansaço durante o dia. Muito difícil acordar

3 respostas
Tomo Quetiapina 400mg e sinto perda de memória e muito cansaço durante o dia. Muito difícil acordar pela manhã também. Mesmo com dose baixa (25mg) os sintomas são os mesmos. Tenho TAB tipo 1 e também uso Lamotrigina, Lamitor, 100mg. Há alguma alternativa?
Bom dia!

A quetiapina é uma droga que tem efeitos diferentes com doses diferentes. Até 100 mg, esperamos que tenha mais efeito na insônia e a partir de 200 mg começa a ter efeito como antidepressivo e estabilizador de humor.

Conversa com seu psiquiatra para ver outras possíveis associações medicamentosas, já que a quetiapina está mais associada a cansaço e sonolência diurna.

Abraços!

Olá, a quetiapina é uma medicação indicada para o tratamento do Transtorno Bipolar mas assim como qualquer medicação pode ter eficácia/tolerabilidade/efeitos adversos. Como existem outras medicações disponíveis, pode ser interessante a substituição da forma de liberação da quetiapina como também o uso de outras medicações para acrescentar ou substituir
Entendo sua preocupação com os efeitos colaterais da quetiapina, especialmente a perda de memória, o cansaço durante o dia e a dificuldade em acordar pela manhã. Vamos analisar a situação e considerar algumas alternativas.

A quetiapina é uma medicação que pode ter diferentes efeitos dependendo da dose. Em doses mais baixas, é geralmente usada para tratar insônia, enquanto em doses mais altas, é utilizada como um antipsicótico e estabilizador de humor. Os sintomas de cansaço e sonolência diurna são comuns, especialmente em doses mais altas.

Você também mencionou que toma lamotrigina (Lamitor) para transtorno afetivo bipolar tipo 1 (TAB 1). A lamotrigina é um estabilizador de humor eficaz que é frequentemente usado em combinação com outros medicamentos para controlar os sintomas do TAB 1.

Aqui estão algumas sugestões que você pode discutir com seu psiquiatra:

(1.) Ajuste da dosagem: Às vezes, ajustar a dosagem ou o horário da administração da quetiapina pode ajudar a minimizar os efeitos colaterais. Por exemplo, tomar a dose total à noite pode reduzir a sonolência diurna.

(2.) Alternativas à quetiapina: Existem outros medicamentos estabilizadores de humor e antipsicóticos que podem ser considerados como alternativas à quetiapina. Alguns exemplos incluem olanzapina, aripiprazol e lurasidona. Estes medicamentos têm perfis de efeitos colaterais diferentes e podem ser mais adequados para você.

(3.) Combinações medicamentosas: O seu psiquiatra pode considerar ajustar a combinação de medicamentos que você está tomando para encontrar um equilíbrio que minimize os efeitos colaterais e maximize os benefícios terapêuticos.

(4.) Avaliação de outras condições: É importante descartar outras condições que possam estar contribuindo para a sonolência diurna e a dificuldade em acordar, como distúrbios do sono ou problemas metabólicos.

Recomendo que você marque uma consulta com seu psiquiatra para discutir essas opções e qualquer outra preocupação que você tenha. O psiquiatra poderá avaliar sua situação específica e ajustar seu plano de tratamento conforme necessário para melhorar sua qualidade de vida.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Cuide-se bem e siga as orientações médicas para garantir o melhor manejo do seu transtorno afetivo bipolar. Fico à disposição para qualquer outra questão que você possa ter.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!