Tomo Paroxetina 25 MG e 12.5MG recomendado pelo meu médico para ansiedade, porém como efeito colater

2 respostas
Tomo Paroxetina 25 MG e 12.5MG recomendado pelo meu médico para ansiedade, porém como efeito colateral estou sofrendo de anejaculação, o que fazer para o efeito colateral desaparecer?
A paroxetina apresenta como efeito colateral comum disfunções sexuais. Em geral, esses efeitos tendem a ser reduzidos com o tempo de uso, mas temos outras estrategias como redução de dose, associação com outra medicação e até troca do psicofármaco. Fale com seu psiquiatra a respeito e do impacto disso em sua vida, sem dúvidas ele irá apoiar!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A anejaculação (dificuldade ou incapacidade de ejacular) é um efeito colateral relativamente comum da paroxetina, especialmente em doses mais altas, como as que você está utilizando (25 mg e 12,5 mg). Esse efeito ocorre devido ao impacto da paroxetina nos receptores de serotonina, que podem interferir nos reflexos envolvidos na ejaculação.O que você pode fazer:
1. Converse com o médico sobre ajustar a dose
• Redução gradual da dose: Uma dose mais baixa de paroxetina pode ajudar a aliviar esse efeito colateral sem comprometer o controle da ansiedade.
• Não reduza por conta própria; mudanças bruscas podem causar síndrome de descontinuação (efeitos como tontura, irritabilidade e mal-estar).
2. Troca de medicação
• Se a anejaculação persistir e for muito incômoda, o médico pode sugerir substituir a paroxetina por outro antidepressivo com menor impacto na função sexual,
• Tadalafila ou Sildenafila: Às vezes usados para melhorar o desempenho sexual e reduzir a anejaculação (sob orientação médica).
3. Mudança no horário da medicação
• Tente tomar a paroxetina em um horário diferente (ex.: à noite em vez da manhã) e observe se isso reduz o impacto na função sexual.
Importante
IMPORTANTE: Não interrompa ou ajuste a medicação sem orientação médica. A função sexual costuma melhorar após o ajuste ou troca da medicação, mas pode levar algumas semanas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1334 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.