Tomo o Rivotril 2,5, prescrito pelo médico para iniciar com 5 gotas pela manhã . Comecei com 1gota e
4
respostas
Tomo o Rivotril 2,5, prescrito pelo médico para iniciar com 5 gotas pela manhã . Comecei com 1gota esporadicamente, somente nas crises de pânico . Funcionava e me sentia bem . Fui aumentando a dose até chegar às 5 gotas, isso feito ao longo de anos. Fui em outro médico e o coloquei ciente de toda a situação , ele gradativamente aumentou para 20 gotas, sempre me assegurando da cura do meu mal e a suspensão do remédio, porém estou dependente dele. Tento diminuir aos poucos, mas sinto a abstinência com muita tontura e enjôo. O efeito das 5 gotas, são o mesmo das 20, por isso quero reduzir. Como eu faço ? Não sei como o meu organismo reagiria hoje com a medicação inicial . Gostaria de saber também se tem cura para síndrome do pânico como me garantiram os médicos e a suspensão do medicamento. A abstinência deste me causa, medo, tontura , enjôo, choro, tristeza,angústia , aflições , ansiedade.
O tratamento da síndrome do pânico, de forma geral, não é feito apenas com medicações da classe dos benzodiazepínicos, como é o caso do clonazepam (Rivotril). É possível usar medicações sem o potencial de dependência da medicação que você está usando para prevenir os episódios de pânico, além de tratar sintomas ansiosos e depressivos - os antidepressivos tem essa função. Acredito que com o uso de antidepressivos seja possível fazer a redução gradual do Rivotril. Além disso, é bastante importante que você realize o tratamento não medicamentoso, como atividade física regular e principalmente psicoterapia. A abordagem do tipo Cognitivo Comportamental (conhecida como TCC) apresenta ótimos resultados para transtornos de pânico e ansiedade. Procure um psiquiatra para que ele consiga fazer uma avaliação adequada e lhe orientar. Espero ter ajudado. Um abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Rivotril é um ótimo ansiolítico, mas é apenas um paliativo e tratamento adjuvante ao tratamento com outras medicações que irão tratar de fato o quadro de ansiedade/pânico. A longo prazo, quando usado isoladamente, pode provocar dependência. Por isso não é recomendado seu uso sem acompanhamento médico e sem o tratamento adequado para o quadro específico que causou a ansiedade. Esse tratamento pode ser associado a terapia específica para pânico (TCC, relaxamento, mindfulness, etc..) ou outras, quando o quadro de pânico foi desencadeado por outro fator estressor ambiental/relacional/trabalho entre outros. Tudo isso deve ser avaliado, discutido e orientado pelo o psiquiatra. Att.
Não foque tanto apenas na medicação. Há grandes evidências de melhora na maioria das pessoas com a combinação de medicamentos e psicoterapia, mais especificamente com a Terapia Cognitivo Comportamental, que vai ajudar a reestruturar os aspectos cognitivos que possam estar originando essas crises e a usar melhores estratégias de enfrentamento.
rivotril causa dependência, e parece que isso aconteceu com você! mas é possível você retirar a medicação, de uma forma gradual, e sempre com o acompanhamento de um psiquiatra para lhe auxiliar! procure ajuda! é possível você ficar bem, sem ter sintomas de pânico, mesmo sem remédio, mas para isso, tem que ter um tratamento muito bem feito ( que envolve mais do que só a medicação)
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho alergia à camarão e tomo todos os cuidados. Mas às vezes, ao comer num restaurante a comida vem contaminada e acabo tendo reações alérgicas graves (taquicardia, edema em garganta, tremores, pele fria e sensação de desmaio). Minha pergunta é se, de repente, haveria a possibilidade de ser mais uma…
- TENHO 19 ANOS E TENHO SINDROME DO PÂNICO A 5 MESES E NÃO CONSIGO SAIR DE CASA DPS DISSO E TBM TENHO TOC, SERÁ Q CONSIGO VOLTAR A TER UMA VIDA NORMAL?
- É normal ao acordar com um susto ter uma dor abdominal bem próximo ao estômago ficar com náuseas e o coração ficar muito acelerado!
- O transtorno de pânico tem cura ou controle sem remédio?
- Quais exames podem comprovar Hiperventilação ? E que doenças podem causar esse sintoma ?
- Quem tem síndrome do Pânico pode fazer academia ? Quero muito malhar mas estou com medo de ter crises na academia devido ao fato de me cansar e etc.
- Estranhar as coisas e as pessoas, pode ser desrealização? Como posso me curar? As vezes, eu começo a imaginar coisas horríveis, como se as pessoas fossem seres estranhos. O que pode ser?
- Oi, tudo bem? Eu tenho diagnóstico de síndrome do pânico e tomava o zoloft, porém não estaca indo bem com ele e meu médico mudou pro medicamento elifore. Eu li na bula que ele é mais para depressão, ele também atua para a síndrome do pânico?
- Olá eu me chamo Cintia, eu sinto um medo constante de tudo, as vezes eu presencio coisas na minha frente e acabo pegando aquilo pra mim, eu sinto as vezes dor de cabeça, dor no peito, sensação de medo Constante ou que algo terrível vai acontecer do nada, eu fico muito suada quando tô nesse momento que…
- Ha duas semanas estou tendo dor no peito e nas costas Ânsia de vômito, tontura, voltei ao psiquiatra ele me deu remédio de novo e estou tomando a uma semana, é normal ainda não ter melhorado?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Síndrome do pânico
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.