tomo o medicamento escitalopram faz duas semanas e sinto bastante apatia na maior parte do tempo, na

2 respostas
tomo o medicamento escitalopram faz duas semanas e sinto bastante apatia na maior parte do tempo, na verdade sentia até antes de começar as medicaçoes, pode ser por causa da depressão? psicoterapia pode ajudar?
"Apatia" pode ter muitas causas e depressão é uma delas, bastante frequente. Dependendo do tipo de depressão e de sua gravidade, intervenções psicoterápicas podem ajudar. Mas, sobretudo em depressões graves, o tratamento medicamentoso em geral é considerado mais eficaz - o que não impede que, paralelamente a ele, psicoterapia possa ser útil.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O escitalopram é um medicamento antidepressivo que pode levar algumas semanas para começar a fazer efeito no tratamento da depressão. A apatia que você está sentindo pode ser causada pela depressão em si, pois a falta de interesse, a perda de motivação e a diminuição da energia são sintomas comuns da doença.

A psicoterapia é uma opção de tratamento importante para a depressão, pois pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a manutenção da doença. Além disso, a psicoterapia pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com o estresse, melhorar a comunicação interpessoal e promover mudanças positivas no estilo de vida.

É importante lembrar que o tratamento da depressão envolve uma abordagem integrada, que pode incluir tanto o uso de medicamentos quanto a psicoterapia. Se você está se sentindo apático ou percebe outros sintomas da depressão, é importante conversar com o seu médico ou psicólogo para discutir as opções de tratamento e ajustar o tratamento, se necessário.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.