Tomo o clonazepam á 10 anos e verdade que ele pode causar esquecimento no cérebro?

5 respostas
Tomo o clonazepam á 10 anos e verdade que ele pode causar esquecimento no cérebro?
Sim. Na verdade, por causar pelo menos trêss tipos de prejuízos de memória. Um é imediato e se refere a pessoas que esquecem o que fizeram logo após tomarem a medicação. O outro é em médio e longo prazo, no sentido de as pessoas observarem uma dificuldade de se lembrarem de eventos e episódios em suas vidas, assim como outras informações recentes. Finalmente, há evidências de que ´pode ocorrer um prejuízo em longo prazo, prejuízo este que pode não reverter totalmente mesmo quando a pessoa pára de tomar a medicação. Por este motivo, atualmente se propõe que, salvo as exceções, este tipo de medicação seja usado por períodos de no máximo algumas semanas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, Bom dia!
Quanto à medicação, concordo com a resposta do Dr. Ivan Mario Braun (acima).
Como psicóloga, o que posso te orientar a fazer para além da questão da medicação (que deve ser avaliada pelo médico), é procurar um(a) psicólogo(a) e iniciar o tratamento psicoterapêutico para que você possa compreender as causas do adoecimento (transtorno de ansiedade), fazer as mudanças dos padrões que estão te adoecendo e superá-los para poder se reequilibrar e ter uma vida mais saudável!
Espero ter ajudado :D
Olá!
Reforço o que a Dra Flávia trouxe em relação à necessidade da psicoterapia aliada ao tratamento psiquiátrico.
Ademais, a EFT - Emotional Freedom Techniques também é uma técnica bastante efetiva para resolução de questões tanto físicas, como emocionais. Vale a pena pesquisar! E pode ser feita 100% online sem qualquer prejuízo para o paciente.
Poder pode sim, mas não significa necessariamente que vai. Te aconselho a falar com o seu psiquiatra sobre isso e, juntos, avaliar a troca da medicação. A psicoterapia comportamental também pode ser uma aliada poderosa.
Caso você sinta prejuízo nas suas funções cognitivas (atenção, memória, comportamento, linguagem, etc) seria importante junto com seu médico ver a necessidade de uma Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico. Através de entrevistas, questionários, escalas, testes e observação clinica é possível verificar se os prejuízos então nos níveis indicativos de déficits clínicos. Observe como estão suas atividades básicas de vida diária (ABVD'S), se esquece recados, de tomar remédios, onde guarda suas coisas...são pequenos sinais que podem ser melhor investigados, até porque sintomas de humor podem interferir (estrese, ansiedade, depressão , etc.) Um abraço!

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1026 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.