Tomo metoprolol para hipertensão e percebi que minha ansiedade praticamente sumiu. Esse remédio pode

10 respostas
Tomo metoprolol para hipertensão e percebi que minha ansiedade praticamente sumiu. Esse remédio pode tratar ansiedade? Por quê ?
Somos seres biopsicossociais e muitas vezes nossos estados emocionais e condições físicas são manifestações diferentes dos mesmos fenômenos. Algumas pessoas com hipertensão não diagnosticada relatam se sentirem ansiosas, uma vez que a pressão é regulada com o uso de medicamentos a sensação de ansiedade não é mais relatada. Pode ser o que aconteceu com você. Caso a ansiedade volte a incomodar recomendo que procure um psicólogo ou um psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olha... Pelo que li na bula, este remédio não afeta diretamente os neurotransmissores, então acho pouco provável que trate a ansiedade em si.
No entanto, pelo seu relato creio que sua hipertensão estava conectada à ansiedade ou houve uma má explicação sobre o que de fato é ansiedade.
Quaisquer mais dúvidas, por favor pergunte.
Metoprolol é um betabloqueador, isto é, bloqueia beta-adrenérgicos, parte do sistema nervoso simpático, o que faz com que haja diminuição na frequência cardíaca, na contractilidade e velocidade das contrações. Logo alguns sintomas físicos que aparecem na ansiedade não são sentidos, como palpitação (sentir o coração bater), pois dependem da estimulação do sistema simpático para se manifestarem, o qual, como mencionado, é alvo da ação antagonista ocasionada pelos betabloqueadores.
Bom dia. Provavelmente o principal sintoma da ansiedade que você percebia era a aceleração do batimento cardíaco. Quando estiver em situações que normalmente lhe provocam ansiedade, avalie outros sintomas: como a sudorese, respiração irregular, sensação de angústia... Caso os seus sintomas ansiosos persistam, recomendo tratamento psicológico.
Este medicamento metoprolol é utilizado para disturbio do ritmo cardiaco e não tem relação com a ansiedade. Na verdade o ritmo cardiaco pode ser alterado pela ansiedade.
Houve uma melhora aparente por estar tratando um problema cardiaco, mas na verdade a ansiedade pode voltar. Se consultar um psiquiatra ele poderá prescrever o medicamento para a ansiedade. Porém é necessário avaliar as causas da ansiedade e combate-las, para isso faça analise psicoterapeutica.
Bom dia meus colegas já falaram sobre o efeito do metoprolol e a que serve, o que posso acrescentar é que perante ao aumento dos batimentos cardíaco ficou muito preocupada, tensa e ansiosa, e procurou um cardiologista. O problema cardíaco melhorou e automaticamente tuas preocupações diminuíram, tua ansiedade desapareceu. Portanto podemos concluir que tua ansiedade era mais funcional que psiquiátrica, porem devido ao teu modo de reagir perante a doença é aconselhável frequentar uma psicoterapia para te ajudar a ter mais autocontrole emocional.
Olá! Cada cada caso é um caso. E deve ser melhor avaliado em seu diagnóstico. Busque um Psiquiatra e Psicólogo da sua confiança. Assim, o tratamento pode ser mais efetivo. Espero ter te ajudado! Grande abraço!
A ansiedade deixa de ser saudável quando se torna excessiva, causando certas pertubações em nós. Pode ser que por ter algumas semelhanças com fatores orgânicos, como taquicardia, sudorese, tensão muscular, o seu tratamento hipertensivo lhe desse certa compreensão sobre ter ansiedade. É necessário verificar o que se entende de ansiedade e como você estava antes do seu tratamento. O tratamento do transtorno de ansiedade através da Psicologia costuma ser bastante efetivo em consonância com a Psiquiatria, mas cada caso é diferente um do outro, cada qual com suas particularidades.
A ansiedade pode ser proveniente de diversos fatores biopicosociais que afetam sua vida existencial, assim, coincidência ou não, acabou a ansiedade, para conhecer mais sobre os fatores que podem desencadear a ansiedade, consulte um psicólogo que ao auxiliará a lidar melhor com essas causas.
Olá! É muito prudente que, para qualquer medicação que esteja tomando, reportar sempre ao médico de prescreveu. No entanto relatas sobre ansiedade e nesse caso é muito prudente procurar um profissional da psicanálise e ou psicologia para autoconhecimento e qualidade de vida, visto que, a ansiedade é um sintoma de uma causa de que algo não vai bem na vida subjetiva. A hipertensão é um efeito colateral de quem sofre uma pressão. Pense nisso!

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.