Tomo Lexapro por 8 anos e fazem 3 anos 7,5 mg. Algum problema tomar para sempre? A médica, pelo meu

2 respostas
Tomo Lexapro por 8 anos e fazem 3 anos 7,5 mg. Algum problema tomar para sempre? A médica, pelo meu histórico e genética diz ser químico no meu caso! Quando tentamos desmamar aos poucos depois de 18 meses, apos 3 meses tive recaída, voltei a tomar de 10 mg e agora 7,5 de manutenção! Aguardo resposta
Existe uma parcela da patologia é química, e é neste ponto em que a medicação age. De forma geral, a medicação é iniciada, se faz uma fase de manutenção com a dose em que o paciente ficou bem e depois há a retirada gradual da medicação. Quando há retorno dos sintomas, o esquema é o mesmo, mas com uma fase de manutenção maior. Caso os sintomas retornem mesmo após um segundo período, em muitos casos se deixa a medicação fixa. Esse esquema que citei é geral, individualmente fazemos ajustes conforme o caso. Se a medicação lhe faz bem, fazendo com que o seu humor não fique deprimido ou ansioso, há maior benefício em manter a medicação do que algum suposto malefício de manter o uso - por isso é importante fazer o acompanhamento regular, pois assim a psiquiatra consegue avaliar você continuamente. Caso ainda queira tentar fazer a retirada, sugiro que faça psicoterapia, pois os benefícios do tratamento combinado são mais evidentes e duradouros. Espero ter ajudado. Abraço.

Olá, nos Transtornos Depressivos Recorrentes a recomendação atual é de manutenção do tratamento antidepressivo de forma contínua do terceiro episódio em diante, tendo em vista a alta taxa de recaída quando o tratamento é suspenso. Além disso, muitas vezes os quadros tendem a se tornar mais resistentes ao tratamento e serem agravados com sintomas psicóticos ou ideação suicida. Espero ter ajudado. Um abraço.