Tomo Lexapro por 8 anos e fazem 3 anos 7,5 mg. Algum problema tomar para sempre? A médica, pelo meu

2 respostas
Tomo Lexapro por 8 anos e fazem 3 anos 7,5 mg. Algum problema tomar para sempre? A médica, pelo meu histórico e genética diz ser químico no meu caso! Quando tentamos desmamar aos poucos depois de 18 meses, apos 3 meses tive recaída, voltei a tomar de 10 mg e agora 7,5 de manutenção! Aguardo resposta
Existe uma parcela da patologia é química, e é neste ponto em que a medicação age. De forma geral, a medicação é iniciada, se faz uma fase de manutenção com a dose em que o paciente ficou bem e depois há a retirada gradual da medicação. Quando há retorno dos sintomas, o esquema é o mesmo, mas com uma fase de manutenção maior. Caso os sintomas retornem mesmo após um segundo período, em muitos casos se deixa a medicação fixa. Esse esquema que citei é geral, individualmente fazemos ajustes conforme o caso. Se a medicação lhe faz bem, fazendo com que o seu humor não fique deprimido ou ansioso, há maior benefício em manter a medicação do que algum suposto malefício de manter o uso - por isso é importante fazer o acompanhamento regular, pois assim a psiquiatra consegue avaliar você continuamente. Caso ainda queira tentar fazer a retirada, sugiro que faça psicoterapia, pois os benefícios do tratamento combinado são mais evidentes e duradouros. Espero ter ajudado. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, nos Transtornos Depressivos Recorrentes a recomendação atual é de manutenção do tratamento antidepressivo de forma contínua do terceiro episódio em diante, tendo em vista a alta taxa de recaída quando o tratamento é suspenso. Além disso, muitas vezes os quadros tendem a se tornar mais resistentes ao tratamento e serem agravados com sintomas psicóticos ou ideação suicida. Espero ter ajudado. Um abraço.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 805 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.