Tomo lamotrigina 150 mg e o médico passou acido valproico . Vi que o acido valproico aumenta concent

3 respostas
Tomo lamotrigina 150 mg e o médico passou acido valproico . Vi que o acido valproico aumenta concentração de lamotrigina. Isso quer dizer o que? Que estou tomando 300mg ?
Significa que, quando a pessoa usa ácido valproico, a lamotrigina deve ser usada em metade da dose na qual seria usada se não houvesse uso concomitante do ácido valproico. Portanto, usando juntamente com o ácido valproico, possivelmente, é como se você tomasse 300 mg. Mas, podem haver, sempre, diferenças individuais na metabolização, de modo que pode ser um pouco mais ou um pouco menos. 300 mg, além disto, geralmente é uma dose bem tolerada. Mas, certamente, com doses mais altas, pode haver riscos de intoxicação. Espera-se que seu psiquiatra conheça o suficiente da farmacocinética e das interações dos remédios que você toma.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, bom dia.

Sua questão traz uma importante reflexão sobre o quão relevante é informar o paciente sobre as alterações posológicas ( entenda-se modo de tomada dos medicamentos ) seja de um único fármaco ao aumentar ou reduzir sua dose diária, do mesmo modo quando associado um segundo ou terceiro medicamento.

No caso específico a associação Lamotrigina e Ácido Valpróico deve ser explicada ao paciente quanto aos cuidados alimentares, de consumo ( álcool / cigarro / café entres outros ) e a monitorização sanguínea dos níveis tanto de um quanto de outro fármaco.

Se bem é fato esclarecido que a união destes dois Psicofármacos pode trazer benefícios quando não houve uma resposta adequada ao primeiro isoladamente. Neste caso uma dose inicial como a referida pode ter sido mantida em uma troca cruzada ( redução gradual do primeiro para ao mesmo tempo elevar a dose do segundo ). Então deve aproximar o diálogo com seu médico prescrito para entendedor a fundo o que se busca com a conduta.
Esta dúvida não pode ser respondida de forma matemática, como se a introdução de um fármaco levasse a multiplicação do outro por um numero específico, mas de uma forma geral o acido valpróico reduz metabolização de outras drogas por parte do fígado, não significa contraindicação, mas apenas levar em consideração para possíveis efeitos colaterais ou resultados esperados. Pessoalmente eu gosto de usar medicamentos associados, pois atingimos os objetivos com doses menores de cada fármaco, por consequências, geralmente com efeitos colaterais melhor tolerados.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.