Tomo fluoxetina para TOC e border e o médico trocou para sertralina. Sou muito sensível a medicações

3 respostas
Tomo fluoxetina para TOC e border e o médico trocou para sertralina. Sou muito sensível a medicações e já usei outras, sem sucesso e com muitos colaterais. Tem diferença dessas 2 substâncias ou os efeitos são iguais?
Se fossem totalmente iguais, não teria sentido o médico trocar. Ambas as medicações são aprovadas no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Em relação ao transtorno de personalidade borderline (creio que é este transtorno que você está chamando de "border"), não existe tratamento medicamentooso específico: a abordagem é através de psicoterapia e as medicações são usadas basicamente para as comorbidades - transtornos que podem ocorrer e cujo tratamento medicamentoso é comprovado.

Fluoxetina e sertralina são ISRS, ou seja agem através de mecanismo semelhante. É verdade que a resposta aos ISRS é muito individual, ou seja, a resposta pode ser melhor com deles, apesar de agirem pelo mesmo mecanismo. O mais importante é que terapia conjugada, medicamento mais psicoterapia é mais indicada, ainda mais considerando a presença de transtorno de personalidade borderline. Abraço
Fluoxetina e sertralina são ambas pertencentes à classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que são usados no tratamento de transtornos como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Ambos funcionam aumentando os níveis de serotonina no cérebro, o que ajuda a melhorar o humor e reduzir os sintomas obsessivos e compulsivos.

No entanto, apesar de seu mecanismo de ação semelhante, a resposta aos ISRS pode variar de pessoa para pessoa. Isso significa que, embora ambos os medicamentos ajam de maneira parecida, a eficácia e os efeitos colaterais podem ser diferentes para cada indivíduo. Por isso, seu médico pode optar por mudar de um medicamento para outro se houver a expectativa de uma melhor resposta ou menos efeitos colaterais.

Além disso, para o transtorno de personalidade borderline, o tratamento é geralmente mais complexo e frequentemente inclui psicoterapia, como a terapia comportamental dialética. As medicações são usadas para tratar comorbidades e sintomas específicos, e a resposta pode variar.

Se você é sensível a medicações, é especialmente importante monitorar a resposta ao novo medicamento e comunicar qualquer efeito colateral ao seu médico. Ele poderá ajustar o tratamento conforme necessário para minimizar os efeitos adversos e otimizar os resultados.

Para um acompanhamento mais detalhado e personalizado, uma teleconsulta pode ser uma boa opção para discutir suas preocupações e obter orientações específicas sobre o seu tratamento. Cuide-se bem e não hesite em buscar o apoio de seu médico para garantir que você esteja no caminho certo para o manejo eficaz dos seus sintomas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!