tomo fluoxetina de 40 e desde entao nao consigo ter orgasmos, é normal?? o q posso fazer??

4 respostas
tomo fluoxetina de 40 e desde entao nao consigo ter orgasmos, é normal?? o q posso fazer??
Os inibidores seletivos da recaptura de serotonina (ISRS), classe da fluoxetina, podem estar associados a disfunções sexuais, mas a avaliação por um profissional por um psiquiatra é essencial visto que outros fatores tem impacto significativo na saúde sexual, como sintomas do transtorno psiquiátrico que levou ao uso da fluoxetina, aspectos de autoestima e relacionados a sua relação sexual.

Não é aceitável este efeito colateral. Existem outras medicações que podem ser usadas, ou associações para minimizar estes efeitos colaterais. Volte regularmente ao seu médico e converse com ele.
Existem opções de medicamentos, como a desvenlafaxina, agomelatina ou bupropiona, por exemplo, que podem trazer benefícios equivalentes ou até mesmo superiores à fluoxetina, sem efeitos colaterais sobre a libido.
Alguns tratam apenas quadros depressivos, outros também quadros de ansiedade.
É muito importante que você se sinta à vontade para discutir essa questão com o seu médico.
Atualmente o conceito de escolha informada se refere ao cuidado do profissional ao compartilhar informações sobre os prós e contras de diversas opções de tratamento de forma que os pacientes possam participar ativamente do processos de decisão.
Isso deve ser feito de maneira habilidosa para não sobrecarregar o paciente com informações e o médico precisa deixar muito claro qual é o seu ponto de vista. Respeitam-se os princípio de autonomia do paciente em contraposição a posturas paternalistas e autoritárias, que cada vez mais se mostram ultrapassadas e anacrônicas.
Fale com seu médico, pois a fluoxetina pode interferir na função sexual e deve ser suspendido se a causa da disfunção for medicação.