Tomo fluoxetina a 1ano,mas sinto que nao está fazendo o mesmo efeito ,isso pode acontecer ?

2 respostas
Tomo fluoxetina a 1ano,mas sinto que nao está fazendo o mesmo efeito ,isso pode acontecer ?
Apesar de existir a possibilidade teórica de a fluoxetina diminuir o efeito, com o tempo de uso, o que mais ocorre é que haja necessidade apenas de ajustar a dose (você não comenta qual está tomando), pois os sintomas de ansiedade e/ou depressão (ou outros transtornos tratados com fluoxetina) podem oscilar, ao longo do tempo, com períodos de piora e melhora. Fale com seu psiquiatra.

Existem diferentes possibilidades para explicar a falta ou diminuição da eficácia da Fluoxetina ou outros antidepressivos. Uma delas é que o antidepressivo não pode ser visto como um tratamento isolado ou único tratamento para depressão, o tratamento deve vir acompanhado de outras medicas, como psicoterapia. Outro fenômeno que pode ocorrer é a taquifilaxia, que é quando o paciente perde a resposta ao antidepressivo, fazendo com que se aumente a dose para buscar o efeito anterior, o que muitas vezes não ocorre. Muitas vezes a depressão é do tipo recorrente sendo possível a ocorrência de episódios periódicos de agravamento dos sintomas, mesmo sob uso de antidepressivos. Em resumo, é preciso uma avaliação médica criteriosa para identificar qual é o seu caso e qual a necessidade real de tratamento.