Tomo fluoxetina 3 drágeas de 20 ml por dia a uns 14 anos percebi que estou esquecendo as coisas com

2 respostas
Tomo fluoxetina ha uns 14 anos percebi que estou esquecendo as coisas com muita frequência completo 60 anos daqui três meses gostaria de saber se o esquecimento pode estar sendo causado pelo remédio
Não se espera que a fluoxetina leve a esquecimentos. Em algumas pessoas pode haver alguma lentificação cognitiva, pelo uso deste tipo de medicação, mas a queixa não costuma ser suficientemente grave para interferir em qualquer atividade e não ocorre na maioria das pessoas. Com o passar da idade, é normal haver uma maior dificuldade para memorizar eventos e relembrá-los, apresentando-se como uma demora maior no aprendizado e na recuperação (rememoração) das lembranças. Também aumenta o fenômeno da "interferência", no qual a pessoa lembra de várias coisas semelhantes, antes de lembrar daquilo que gostaria de lembrar. Dependendo do grau, entretanto, pode não se tratar de um fenômeno normal. Deve consultar um psiquiatra ou um neurologista com experiência em quadros que levem a problemas de memória. Ele fará uma anamnese, alguns testes e, se necessário, pedirá alguns exames, incluindo imagens e avaliação neuropsicológica, se achar necessário. Às vezes, também quadros de ansiedade e depressão podem diminuir a capacidade de concentração e a pessoa achar que está com esquecimento.

É importante discutir esses sintomas com seu médico, especialmente considerando que você tem notado um aumento na frequência do esquecimento. Seu médico poderá avaliar se a fluoxetina pode estar contribuindo para esse problema e discutir opções de tratamento ou ajustes na medicação, se necessário.

Além disso, é importante considerar outros fatores que podem influenciar a memória, como o envelhecimento natural, condições médicas subjacentes ou outros medicamentos que você possa estar tomando. Um exame completo e uma avaliação médica podem ajudar a identificar a causa do esquecimento e determinar o melhor plano de tratamento para você.

Não interrompa o uso da fluoxetina sem orientação médica, pois isso pode causar efeitos adversos. Sempre consulte seu médico para discutir suas preocupações e sintomas.