Tomo fluoxetina 20 mg desde início da menopausa, 14 anos, tem problema uso contínuo por tanto tempo?

2 respostas
Tomo fluoxetina 20 mg desde início da menopausa, 14 anos, tem problema uso contínuo por tanto tempo?
Primeiramente se deve esclarecer que, na linguagem técnica, "menopausa" se refere à cessação das menstruações. O período que envolve o início das alterações que culminam com a menopausa é denominado de "climatério". A incidência de depressão e ansiedade, nessa fase da vida aumenta e, para alguns tipos de depressão e ansiedade, a fluoxetina leva a um bom controle. A fluoxetina, atualmente, é evitada em pessoas acima dos 60 anos, por ter uma vida muito longa, no organismo e interagir com vários tipos de medicação - o que pode ser um problema no caso de necessidade de suspender o remédio ou em caso de necessidade de usar outras medicações, conjuntamente, algo frequente, à medida que a idade avança. Assim, é possível que outra medicação do mesmo grupo e, portanto, com o mesmo tipo de benefícios, fosse mais segura, em seu caso. Mas, isto não significa que, necessariamente, a fluoxetina trará algum prejuízo - no geral, se trata de uma medicação muito segura e cujo uso prolongado, por si só, não deve trazer problemas. E, na maioria dos casos corretamente diagnosticados, o uso deve mesmo ser prolongado ou definitivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a Fluoxetina é um excelente antidepressivo usado principalmente para uma grande variedade de quadros, sendo que em algum deles pode ser necessário o uso contínuo da medicação a depender da avaliação do médico assistente. Não há risco de dependência ou de efeitos cumulativos pelo tempo de uso da medicação. Dessa forma, não se faz necessário interromper, mas é importante ter acompanhamento
Pelo tempo decorrido seria esperado uma remissão, mas sugiro uma avaliação com seu psiquiatra para saber se pode ser uma recidiva ou efeitos colaterais de retirada. Caso não tenha melhora ou mantenha o desconforto poderá ser feito ajuste ou até mesmo troca a depender dessa consulta.Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 482 perguntas sobre Cloridrato De Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.