Tomo flouxetina a mais de dois meses é normal sentir tontura, enjôo e boca amarga?

16 respostas
Tomo flouxetina a mais de dois meses é normal sentir tontura, enjôo e boca amarga?
Boa tarde, é comum sentir esses sintomas, mas é importante que vc comunique seu médico para que ele ajuste sua medicação, continue atenta, seu corpo dá sinais quando algo precisa ser corrigido.

Olá! Esses sintomas podem sim estar relacionados, porém é preciso entender quando eles surgiram e em que momento eles aparecem, por exemplo. Entre em contato com o médico que o prescreveu para que ele avalie e considere se for o caso de ajustar a dose ou trocar o medicamento. Só não abra mão de cuidar de você por causa disso, sim? Fica bem!
Oi! O enjôo (náusea) é uma reação adversa muito comum (ocorre em pelo menos 10% dos pacientes que utilizam a fluoxetina). Já a tontura (vertigem) e a sensação de boca amarga (disgeusia) são reações adversas comuns (acontecem entre 1% e 10% das pessoas que utilizam a substância). Portanto, podem acontecer sim, sendo "normal" (no sentido de "esperados", "comuns") que apareçam. A melhor sugestão é que você informe o médico que te prescreveu o medicamento. Ele é a pessoa mais indicada para decidir, junto com você, se vale a pena continuar com a medicação, pois é possível que essas reações diminuam (ou até mesmo desapareçam) ao longo de um período de tempo maior. Às vezes, tais reações indesejáveis acontecem antes de que os efeitos benéficos (terapêuticos) ocorram; o quanto de tempo isso costuma começar a acontecer deve ser reavaliado periodicamente pelo médico responsável. É importante lembrar que o tempo necessário para se observar melhora clínica pode variar e depende das características do paciente e do tipo de transtorno em tratamento. Converse tudo isso com seu médico.
Olá. A fluoxetina é um medicamento antidepressivo e ansiolítico que pertence à classe de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Embora esses medicamentos geralmente sejam bem tolerados por muitas pessoas, eles podem causar efeitos colaterais em alguns indivíduos, como esses citados por você, entre outros. Se você está enfrentando efeitos colaterais persistentes ou graves, é importante conversar com seu médico pois ele poderá ajustar a dose, trocar o medicamento ou oferecer outra opção de tratamento que se adapte melhor à sua situação. A terapia é fundamental porque complementa o tratamento medicamentoso de maneira essencial. Enquanto os medicamentos podem aliviar sintomas, a terapia ajuda a abordar as causas do transtorno, promovendo uma compreensão mais profunda do paciente, ensinando habilidades de enfrentamento e proporcionando um espaço seguro para expressão emocional. A combinação de terapia e medicação aumenta as chances de recuperação a longo prazo, possibilitando melhor qualidade de vida e prevenindo recaídas. Pense nisso :) Sempre à disposição.
Cada organismo reage de uma maneira ao tomar alguma medicação. Te recomendo voltar ao seu médico e relatar tudo o que está acontecendo com você. Somente o médico poderá alterar a medicação ou a dosagem. Não sei se você já está fazendo psicoterapia, caso ainda não esteja, te recomendo procurar um psicólogo online ou presencial que lhe inspire confiança para te ajudar a aliviar seu sofrimento e quem sabe mais para frente com a devida orientação médica você fazer o desmame desta medicação. Abraços
Olá! Espero que você esteja bem!

Esses sintomas que você citou são caracteríscos do uso de algumas medicações para ansiedade e depressão. É importante que você relate isso ao médico que fez a prescrição da medicação e jamais interrompa o uso da fluoxetina sem orientação profissional.

Um forte abraço!
Olá, tudo bem?
Reafirmando o que os colegas mencionaram anteriormente, a fluoxetina pode causar náuseas e vômitos em algumas pessoas. Esses efeitos colaterais geralmente são temporários e tendem a diminuir com o uso continuo do medicamento.
Sugiro que procure seu médico para discutir possíveis ajustes na dosagem ou alternativas de tratamento.
um abraço!.
Olá, todos os medicamento contém possíveis efeitos colaterais, qualquer mal estar é um alerta para conversar com o médico que o receitou. Se não for efeito colateral do remédio, pode ser algum outro problema, por isso uma visita ao médico é sempre recomendado. Vale ressaltar que qualquer tratamento medicamentoso é recomendado que seja acompanhado por tratamento psicológico.
Ola, Sinto muito pelo que voce está passando. Mas só de voce estar aqui escrevendo isso, já demonstra uma preocupação consigo mesmo.
e normal ter efeitos colaterais as medicações. Porem recomendo voce buscar identificar se os sintomas negativos estão exacerbados e relatar ao seu medico para verificação e adequação da medicação. Nao faça nenhuma modificação sem o auxilio profissional.
Espero ter ajudado. Recomendo que voce busque ajuda psicológica também com profissional da psicologia para um melhor tratamento, e não apenas a medicação, pois a terapia trata a causa, e a medicação o sintoma. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.

@leticiafernandespsi
Olá, boa noite !

Essa é uma reação que está descrita em bula da medicação, porém se o desconforto estiver muito grande é importante que relate ao médico que fez a prescrição.
É também muito importante que faça um acompanhamento com um Psicólogo para ajudar no tratamento dos sintomas que o levaram ao uso da medicação.
Conte comigo para ajudar !
Olá! Imagino o quão incômodo deve ser sentir estes efeitos colaterais. Como os colegas já colocaram, são efeitos que podem ocorrer sim em algumas pessoas. Sugiro que busque o seu médico e relate o que está acontecendo para que ele lhe oriente. Mantenha sua psicoterapia em dia. Um abraço e fique bem!
Sim, é possível experimentar efeitos colaterais ao tomar fluoxetina (também conhecido como Prozac) ou outros medicamentos antidepressivos. Alguns efeitos comuns da fluoxetina incluem diversão, prazer e sensação de boca amarga. Esses efeitos costumam ser mais intensos no início do tratamento e podem diminuir ao longo do tempo.

No entanto, cada pessoa reage de maneira diferente aos medicamentos, e é importante conversar com o médico que prescreveu a fluoxetina sobre quaisquer efeitos colaterais que você esteja sentindo. O médico pode ajustar a dosagem, fornecer orientações sobre como lidar com os efeitos colaterais ou considerar outras opções de tratamento, se necessário.

Lembre-se de que só um médico pode fornecer instruções específicas para sua situação. Se os efeitos colaterais forem graves ou persistentes, é fundamental entrar em contato com o profissional de saúde que está acompanhando seu tratamento.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Olá! Sim, esses são efeitos colaterais possíveis do uso desse medicamento. No entanto, sugiro entrar em contato com o médico que receitou esse tratamento e informar o que está sentindo para ele te orientar e avaliar sobre um possível ajuste na medicação ou não.
Boa tarde... Sim é normal. A tontura, o enjoo e boca amarga ou seca, são efeitos secundários da fluoxetina. Mas, seria interessante você ir aos retornos propostos pelo medico até que a medicação seja ajustada, assim, terá uma melhor aderência ao tratamento.
A fluoxetina, um antidepressivo comumente prescrito pertencente à classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), pode, sim, causar efeitos colaterais, especialmente nas primeiras semanas de tratamento ou quando há um ajuste na dosagem. Os sintomas que você mencionou — tontura, enjoo e boca amarga — são relatados por alguns usuários desse medicamento, embora nem todos os pacientes os experimentem.

Aqui está uma visão geral dos efeitos colaterais associados à fluoxetina:

Tontura: É um efeito colateral comum de muitos antidepressivos, incluindo a fluoxetina. A tontura pode ocorrer especialmente quando você se levanta rapidamente de uma posição sentada ou deitada, um fenômeno conhecido como hipotensão ortostática.

Enjoo: Náuseas são outro efeito colateral frequentemente relatado pelos usuários de fluoxetina, especialmente nas primeiras semanas de tratamento. Geralmente, esse sintoma tende a diminuir conforme o corpo se ajusta ao medicamento.

Boca amarga: Embora menos comum, uma alteração no paladar ou uma sensação amarga na boca pode ocorrer durante o tratamento com fluoxetina. Isso pode ser devido às interações do medicamento com as vias químicas que também afetam a percepção do paladar.

O que fazer em caso de efeitos colaterais:

Monitoramento: É importante monitorar esses sintomas e discutir com seu médico, especialmente se eles persistirem por mais de algumas semanas ou se tornarem particularmente incômodos.

Ajuste da Dosagem: Em alguns casos, ajustar a dose do medicamento pode ajudar a aliviar os efeitos colaterais. É essencial que qualquer ajuste seja feito sob orientação médica.

Manejo dos Sintomas: Pequenas mudanças no estilo de vida, como se hidratar bem, comer alimentos leves e evitar movimentos bruscos, podem ajudar a gerenciar a tontura e o enjoo.

Avaliação Médica: Se os efeitos colaterais forem graves ou se você desenvolver sintomas adicionais, uma avaliação mais detalhada pode ser necessária. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar o médico, pois isso pode causar efeitos de descontinuação ou recorrência dos sintomas originais.

Lembre-se de que a comunicação contínua com seu médico é crucial para gerenciar eficazmente qualquer tratamento com antidepressivos. Isso garante que você receba o máximo benefício do medicamento enquanto minimiza os efeitos colaterais.