Tomo espran de 5 mg, a algum tempo pra controle de ansiedade. Estou grávida de 6 semanas queria saber

6 respostas
Tomo espran de 5 mg, a algum tempo pra controle de ansiedade.
Estou grávida de 6 semanas queria saber se está medicação faz mal na gravidez?
Assim que descobri a gravidez parei de tomar, mais tenho me sentido muito elétrica e sem paciência pode ser efeito de ficar sem a medicação ?
Não há estudos suficientes para dizer que o Espran(Escitalopram) é seguro durante a gravidez. Minha sugestão é a troca do Espran por Fluoxetina ou Sertralina para controle da ansiedade. Veja com seu(sua) psiquiatra qual a melhor opção para o seu caso. Psicoterapia também ajuda bastante nesta fase de vida. Abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Diante da sua condição ( grávida) é recomendável que o seu psiquiatra e o seu obstetra possam estar em contato para que você se sinta mais segura e confiante!
Acredito que com orientação médica, você poderá retomar seu tratamento para o controle da ansiedade com uma medicação condizente com seu quadro gestacional!
Independente do acompanhamento psiquiátrico, procure fazer psicoterapia para te ajudar nesse momento tão especial. É uma fase que a mulher fica extremamente sensível e vulnerável devido a condição hormonal.
Tenha certeza que um suporte psicológico só irá beneficia-lá nesse momento.
Espero ter ajudado e me encontro à disposição.
Felicidades à você e ao bebê!!!
Abraço.
Boa tarde, tudo bem? Como chefe de ambulatório de Saúde Mental da Mulher, digo que você precisa de avaliação minuciosa, e com isso definir sobre os riscos e benefícios da retomada do tratamento. Uma vez que haja decisão de retoma lo, há opções mais consagradas que o escitalopram para uso na gestação, está bem? Abraço.
A única orientação que posso lhe dar segura é :
por favor procure um psiquiatra para lhe dar assistência e avaliar com você os benefícios e riscos de não medicar (interromper o tratamento) ou manter o tratamento.
Apenas médicos podem esclarecer de forma confiável, dúvidas em relação a medicação, porém, a ansiedade também precisa ser tratada através de Psicoterapia, que é um tratamento natural e sem efeitos prejudiciais tanto p/a grávida quanto p/a criança.

Durante a gestação acontecem muitas alterações na vida, corpo e mente da mulher.
Mesmo para quem não tenha transtorno algum, um acompanhamento psicológico ajuda muito nesta fase da vida.

Independente da orientação médica que você receber, a respeito da medicação, é certo que um tratamento com um(a) psicólogo(a) irá ajudá-la a controlar sua ansiedade, agitação, falta de paciência e fazê-la sentir-se melhor, o que refletirá automaticamente no feto.
Reflita sobre isto!

Desejo saúde e bem estar para você e seu bebê.

Abraços.
Assim como qualquer outra medicação deve ser consultado com seu psiquiatra e obstetra para decidir o melhor a ser feito, pois apesar de ser um inibidor de recaptação da serotonina pode apresentar outros efeitos junto da gravidez; agora o ideal seria começar a psicoterapia para ajustar esse desequilibrio da ansiedade e o motivo disso estar acontecendo e não somente equilibrar teus hormonios, o melhor sempre a se fazer é descobrir o que, como e porque está acontecendo isso, e lembrando de sempre manter o teu acompanhemento psiquiatrico também.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.