Tomo escitalopram há quase 5 anos e mais recentemente foi associada a lamotrigina para auxiliar no t

3 respostas
Tomo escitalopram há quase 5 anos e mais recentemente foi associada a lamotrigina para auxiliar no tratamento. Tenho uma dificuldade de ter uma energia no dia para fazer tarefas, me exercitar e até mesmo sonolência. Isso é um efeito que pode ser derivado da medicação mesmo usando por anos?
Os efeitos colaterais das medicações psiquiátricas tendem a desaparecer depois de aproximadamente 15 dias de uso, não é comum persistirem por anos. A depender do seu diagnóstico, esses sintomas podem fazer parte do quadro. Sintomas de baixa energia, desânimo, sonolência, etc, podem fazer parte de quadros depressivos, por exemplo. Converse com seu psiquiatra e veja se seu quadro está estável, lembrando sempre de descartar outras causas orgânicas que também podem causar esses sintomas (talvez seja interessante investigar rotina de sono, alimentação, dosagem de vitaminas, hormônios, etc).

Olá! Muito obrigado pela sua pergunta. Você descreveu uma série de sintomas que estão dentro do quadro clínico de algumas doenças psiquiátricas bem comuns e não estão dentro das possibilidades de efeitos colaterais do escitalopram, visto este ser um dos antidepressivos com menos efeitos colaterais. Antes de pensar que estes sintomas são causados por uma medicação, deve-se pensar se não são da sua doença e com isso, avaliar otimizar o tratamento. Foi muito bom você perguntar isso aqui, porque as vezes os pacientes acham que algumas perguntas não tem valor. Mas perceba que sua dúvida é determinante, inclusive pra decisão sobre tratamento. Espero ter ajudado.
Já tive relatos de sonolência, sim, com escitalopram. Seria importante entender se essa sonolência vem desde o início do uso ou se é um sintomas que vem junto com a depressão. Somente seu psiquiatra, entendendo sua história toda, conseguirá avaliar a causa da sonolência. Se houver dúvidas de que pode ser o escitalopram, o ideal é fazer a troca, já que não teve melhora após longo período de tempo. Abraço.