Tomo escitalopram, antes tomava fluoxetina, mas já não estava mais fazendo efeito, minha médica mudo

2 respostas
Tomo escitalopram, antes tomava fluoxetina, mas já não estava mais fazendo efeito, minha médica mudou pra escitalopram, mas acho que está me tirando o sono à noite, será possível?
Tanto o escitalopram quanto a fluoxetina podem levar a insônia ou sensação de sono mais leve, em algumas pessoas, por poderem alterar a estrutura do sono e causar sonolência diurna. Entretanto, à distância, não é possível saber se a causa de sua insônia é o escitalopram. Assim, o mais seguro é que fale com sua médica, que conhece pessoalmente os detalhes de seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível que o escitalopram esteja afetando seu sono. Embora seja eficaz para tratar a depressão e a ansiedade, o escitalopram, como outros inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), pode causar insônia em algumas pessoas. Isso pode ocorrer especialmente quando você está se ajustando a uma nova medicação ou após uma mudança de medicamento.

Possíveis Razões para a Insônia com Escitalopram:

Ajuste ao Medicamento: Quando você muda de um antidepressivo para outro, o corpo pode precisar de tempo para se ajustar, o que pode afetar o sono.


Efeitos Estimulantes: Embora o escitalopram não seja um estimulante, ele pode aumentar a atividade cerebral em algumas pessoas, resultando em dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo.


Horário de Administração: Tomar o escitalopram à noite pode contribuir para a insônia em algumas pessoas.

O que Fazer:

Ajustar o Horário de Tomada: Se você está tomando o escitalopram à noite, considere mudar para a manhã, mas discuta isso com seu médico antes de fazer qualquer alteração.


Higiene do Sono: Pratique boas rotinas de sono, como manter um horário regular para dormir, criar um ambiente de sono confortável e evitar cafeína e eletrônicos antes de dormir.


Consulta Médica: Informe seu médico sobre a insônia. Eles podem ajustar a dose, mudar o horário de administração ou considerar outras opções de tratamento.


Monitoramento dos Sintomas: Continue monitorando seu sono e qualquer outro sintoma que possa surgir. Isso ajuda a fornecer informações valiosas para seu médico.

Se a insônia persistir, é importante discutir com seu médico para garantir que você receba o tratamento mais seguro e eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2151 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.