Tomo diazepam a mais de 15 anos por conta da ansiedade e pensamento acelerado isso pode afetar algun

2 respostas
Tomo diazepam a mais de 15 anos por conta da ansiedade e pensamento acelerado isso pode afetar alguns dos meus órgãos?
O uso prolongado de medicações do grupo do diazepam (benzodiazepínicos) pode trazer prejuízos para a memória, principalmente. Há casos em que estes prejuízos podem não reverter totalmente, mesmo após suspensão do remédio. Há estudos que sugerem que pode aumentar os riscos de desenvolvimento de quadros demenciais. Fale com seu psiquiatra e peça orientação de como suspender o remédio. Na maioria dos casos, há substitutos e tratamentos mais seguros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso prolongado de diazepam pode ter efeitos colaterais em diversos órgãos e sistemas do corpo. O diazepam é um medicamento benzodiazepínico que age no sistema nervoso central para produzir efeitos ansiolíticos, sedativos e relaxantes musculares. O uso crônico pode afetar o fígado, os rins, o sistema cardiovascular e o cérebro.

O uso prolongado de diazepam pode levar ao acúmulo de metabólitos no fígado, o que pode levar a danos hepáticos. Também pode afetar a função renal, especialmente em pessoas com doença renal pré-existente. O uso crônico de benzodiazepínicos também pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e doença cardíaca isquêmica.

Além disso, o uso prolongado de diazepam pode ter efeitos no sistema nervoso central, incluindo a diminuição da memória e da concentração, bem como o aumento do risco de dependência e abstinência.

É importante que você converse com seu médico sobre seus sintomas de ansiedade e pensamento acelerado e discuta as opções de tratamento disponíveis para você. Se você está preocupado com os efeitos colaterais do uso prolongado de diazepam, você pode discutir a possibilidade de reduzir gradualmente a dose ou mudar para uma outra medicação com seu médico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 288 perguntas sobre Diazepam
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.