Tomo desvenlafaxina de 50 mg há um mês, e estou tendo insônia faz uma semana. Gostaria de saber o qu

15 respostas
Tomo desvenlafaxina de 50 mg há um mês, e estou tendo insônia faz uma semana. Gostaria de saber o que posso fazer?
Bom dia,

Muitas vezes as medicações trazem consigo algum efeito adverso e devemos ponderar se esse efeito adverso é mais incomodo e gera mais sofrimento do que o sintoma que esta sendo tratado com a medicação.

A insônia ocorre em cerca de 10% das pessoas que tomam a desvenlafaxina, assim o que você está experimentando pode ser um efeito adverso da medicação.

Se a insônia gerar muito sofrimento ou perdas importantes para seu cotidiano e isso superar as perdas que estava tendo com os sintomas depressivos ou outra situação que estava vivendo antes da medicação pode ser que o melhor seja mudar de medicação.

A ponderação entre o sintoma a ser tratado e o efeito adverso só pode ser feita no caso singular, ou seja, entre o paciente e seu médico para escolher o caminho com menor sofrimento.

Espero ter ajudado e até mais.

Oie! Segundo a bula, a insônia é uma reação muito comum (cerca de 10% das pessoas que utilizam esse medicamento sofrem essa reação). Converse com seu psiquiatra, é muito importante dizer como seu corpo tem reagido ao medicamento. Caso a decisão de ambos seja continuar com a medicação, te oriento a buscar técnicas de relaxamento progressivo, meditação para dormir e ficar longe das telas pelo menos 1h antes de deitar. Não descontinue o uso sem autorização do seu médico. Espero que fique bem!
Olá, pode ser viável você levar essas informações ao seu psiquiatra e ele saberá te ajudar. De todo modo, observe se você já tinha insônia antes do uso da medicação ou se pode ter outros fatores que influenciam que a insônia ocorra. Não pare com a medicação sem a prescrição do seu médico e leve em consideração que se a insônia for por conta da desvenlafaxina, não significa que irá perdurar. Caso continue ocorrendo, uma boa técnica é a de higiene do sono, que é basicamente algumas ações que você pode fazer ou mesmo evitar antes de dormir e deixar o ambiente de descanso o mais confortável possível, sem interferência de luzes ou fatores externos. Espero ter ajudado!
Olá! O que você relata parece ser efeito colateral da medicação, mas sugiro que retorne ao médico e relate o que está acontecendo para que ele possa avaliar. Não para a medicação por conta própria. Pode ser que esse efeito não dure muito. Enfim, o psiquiatra vai orientá-la melhor. Um abraço!
Acredito que os principais pontos já foram esclarecidos pelos colegas. É importante salientar que se o sintoma apresentado é algo novo, pior e/ou está lhe preocupando muito, você deve contactar o prescritor o quanto antes (Pfizer, 2021; Reference ID: 4887132). Além disso, em uma meta-análise publicada no Journal of Clinical Psychopharmacology os achados sugerem que a incidência de insônia é mais alta entre os indivíduos que utilizaram Bupropiona ou Desvenlafaxina.
Olá! Isso pode ser um efeito colateral da medicação. Mas, não interrompa o uso sem acompanhamento médico. Converse com o seu médico e, juntos, busquem uma solução para esta situação.
No entanto, tem algumas coisas que você pode fazer para te auxiliar a dormir mais facilmente, como: Não utilizar o celular , televisão, tablet, computador... pelo menos 30 minutos antes de ir se deitar; Antes de ir para a cama, tomar um banho quente; Não fazer refeições pesadas a noite; Fazer atividade física durante o dia (não a noite);

Espero que essas dicas possam contribuir para o seu sono!
Um forte abraço!
Olá, tudo bem?
É muito importante que possa conversar com o médico que fez o encaminhamento desta medicação. Ele será a pessoa certa para te falar sobre os possíveis sintomas e efeitos colateriais da medicação.
Boa sorte, um abraço.
Letícia Andrade.
Bom dia,
Sugiro informar seu médico.
Olá! o profissional mais indicado para tirar sua dúvida é o médico que receitou a medicação.
Sugiro consultar o médico que te receitou este medicamento, só ele pode te dar todas as informações que precisa.
OLa! isso pode ser efeito da medicaçao! mas nao interrompa! veja com seu medico o que e melhor voce fazer para nao prejudicar seu tratamento
É importante considerar que a insônia pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, incluindo a desvenlafaxina. Recomendo que você entre em contato com o profissional de saúde que prescreveu o medicamento e relacione essa questão. Eles poderão avaliar sua situação de forma mais abrangente e determinar se é apropriado ajustar a dose, mudar o horário de administração ou explorar outras alternativas. Além disso, lembre-se de manter hábitos de sono saudáveis, como manter uma rotina regular de sono e criar um ambiente tranquilo no quarto, o que pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.
Falar com o seu psiquiatra urgentemente!
Sugiro que retorne ao profissional que te receitou a mediação, para que, junto à ele, possam avaliar o quadro clínico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá, sinto muito que esteja passando por isso.
Durante uso de medicação psiquiátrica é preciso estar atento a como seu corpo reage, e sempre com o acompanhamento médico adequado, para que possa esclarecer suas dúvidas e fazer os ajustes necessários. Segundo a bula, a insônia pode ser uma reação muito comum dessa medicação (cerca de 10% das pessoas que utilizam esse medicamento sofrem essa reação).
Caso juntos, você e psiquiatra, optem por dar continuidade ao medicamento, penso que podem lhe auxiliar nesse processo técnicas como as meditações guiadas para relaxamento progressivo, e optar pela higiene do sono - ficando longe das telas pelo menos 1h antes de deitar. Não é recomendado que pare de utilizar a medicação, sem antes consultar seu médico.
Um abraço :)