Tomo clonazepam de 0,5 mg, 1 inteiro a noite, meio de manhã. Noto que acordo nervosa, isso é normal?

2 respostas
Tomo clonazepam de 0,5 mg, 1 inteiro a noite, meio de manhã. Noto que acordo nervosa, isso é normal? Não tem nem 15 dias que estou tomando.
O clonazepam é uma medicação para ansiedade e, às vezes, é usado para insônia. Hoje em dia, na maioria dos casos, deve ser indicado para uso por apenas algumas semanas, havendo tratamentos mais seguros, para uso prolongado. Se estar "nervosa" é estar ansiosa, não é efeito colateral do remédio, se é esta sua dúvida. Se a dúvida (sua pergunta não está clara) é se, apesar de estar tomando clonazepam, ainda está ansiosa, é possível que a dose seja insuficiente ou a sua ansiedade não tenha no clonazepam o tratamento mais adequado. Fale com seu psiquiatra que, conhecendo pessoalmente seu caso, terá mais elementos para uma orientação específica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É possível que o nervosismo matinal que você está sentindo esteja relacionado ao uso do clonazepam, especialmente porque seu corpo ainda está se adaptando à medicação. Alguns pontos a considerar:

1. Reação ao Clonazepam

• O clonazepam é um benzodiazepínico que age como calmante, mas algumas pessoas podem ter efeitos paradoxais, ou seja, reações opostas às esperadas, como ansiedade ou nervosismo.
• Com o uso contínuo, esses efeitos geralmente diminuem conforme o corpo se ajusta à medicação, mas nem sempre.

2. Efeito de “recaída” (Rebound)

• Se o intervalo entre as doses (à noite e pela manhã) for muito longo, pode haver um leve efeito de retirada matinal, resultando em nervosismo ao acordar. Isso ocorre porque o nível da medicação no organismo começa a cair.

3. Outros fatores

• Ansiedade matinal também pode estar ligada a fatores como o motivo pelo qual você iniciou o clonazepam (ex.: transtornos de ansiedade ou insônia), problemas de sono ou estresse. O medicamento pode ajudar, mas não resolve a causa subjacente imediatamente.

Recomendações:

• Não altere a dose por conta própria. Converse com seu médico para avaliar:
• Se é necessário ajustar o horário ou a dose do clonazepam.
• Se há necessidade de associar outra abordagem, como terapia ou mudanças no estilo de vida, para ajudar com a ansiedade.
• Observe e anote seus sintomas para relatar ao médico, ajudando na decisão sobre o ajuste do tratamento.

Lembre-se: 15 dias ainda é um período inicial de adaptação. Se o nervosismo persistir ou for muito incômodo, busque reavaliação com seu médico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1681 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.