Tomo ciclo 21 faz 1 ano e eu esqueci de toma no oitavo dia corro risco?

2 respostas
Tomo ciclo 21 faz 1 ano e eu esqueci de toma no oitavo dia corro risco?
Boa tarde, o esquecimento de 1 comprimido podem aumentar um pouco o risco de engravidar, segundo a bula do medicamento se a paciente esquecer-se de tomar um comprimido de Ciclo 21 e o atraso for maior que 12 horas ou se tiverem sido esquecidos mais de um comprimido, a proteção contraceptiva pode ser menor. O último comprimido esquecido deve ser tomado tão logo se lembre, mesmo que isso signifique tomar 2 comprimidos num único dia. Os comprimidos seguintes devem ser ingeridos no horário habitual. Então um dica para que a paciente fique mais segura é a prevenção usando adicionalmente um método contraceptivo não hormonal como de barreira (camisinha) nos próximos 7 dias após esse esquecimento. Se esquecer mais de 1 vez aconselho como prevenção usar o preservativo até o final da cartela. Se tiver mais duvidas especificas sobre o teu caso bem como a utilização de outros métodos para evitar o problemas de esquecimento, seria importante consultar seu médico de confiança

Olá! Sou o Dr. Jonas Spezia. Esquecer de tomar uma pílula anticoncepcional como o Ciclo 21 pode aumentar o risco de gravidez, especialmente se o esquecimento ocorrer na primeira semana do ciclo.

Aqui está o que você deve fazer:

1. Tome a pílula esquecida assim que lembrar: Mesmo que isso signifique tomar duas pílulas no mesmo dia (a esquecida e a do dia atual).
2. Continue tomando as pílulas restantes no horário habitual.
3. Use um método contraceptivo adicional: Como preservativo, durante os próximos 7 dias para garantir proteção adicional.

Se você teve relações sexuais desprotegidas nos dias anteriores ao esquecimento, pode ser recomendável considerar a contracepção de emergência, dependendo de quanto tempo passou desde a relação.

Para orientação mais detalhada e específica para o seu caso, recomendo agendar uma teleconsulta comigo.